14 de junho de 2019

Bembé do Mercado é reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil



O Bembé do Mercado se tornou na tarde desta quinta-feira, 13, Patrimônio Cultural do Brasil. A festa de matriz africana acontece todos os anos, no dia 13 de Maio, na cidade de Santo Amaro da Purificação (a 83 km de Salvador), no Recôncavo baiano.
O reconhecimento ocorreu após o Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artística Nacional (Iphan) aprovar por unanimidade o registro da festa. Segundo relatos, o clima após o reconhecimento foi de emoção entre os representantes do festejo que estavam presentes.
Foto: Kleidir Costa
A presidente do Iphan, Kátia Bogéa, explica que “a celebração compreende uma multiplicidade de sentidos, a ser entendida e vivida de várias maneiras, sendo capaz de se integrar às histórias de vida de seus agentes entre si, na cidade e para fora dela, e por isso considerada uma celebração única".
Segundo o diretor do departamento do Patrimônio Imaterial do Iphan, Hermano Queiroz, a partir de agora, será feito um plano de Salvaguarda de longo prazo entre o Iphan, órgãos municipais, estaduais e federais, em busca da manutenção dos costumes, que foram, são e que ainda serão transmitidos de geração para geração.
Patrimônio Imaterial da Bahia​

O Bembé do Mercado, tombado como Patrimônio Imaterial da Bahia pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), desde 2012, é considerado, o maior candomblé de rua do mundo, reunindo mais de 40 terreiros. Os festejos do dia 13 de Maio acontecem há mais de 130 anos e celebram a abolição da escravatura no Brasil.
A celebração da liberdade por meio do Bembé do Mercado começou em maio de 1889, para festejar o primeiro ano da abolição da escravatura e permanece ativo até os dias de hoje, como evento que não apenas resiste ao tempo, mas mantém a essência da população local.
O pedido do registro aconteceu em 2013 pela Associação Beneficente e Cultural Ilê Axé Qjú Onirè, que é a entidade que está à frente da manifestação.
Informações: A Tarde

Leia Também
Reconhecimento Histórico de Serra Preta é discutido
Serra Preta precisa ser resgatada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.