19 de maio de 2011

Até quando os dirigentes brasileiros continuarão ignorando a Educação do País?



Veja a declaração da professora da rede pública do RN

Um país sem Educação de qualidade para todos não é um país livre e soberano. Educação é princípio básico para a soberania de qualquer nação. 

Desde a Constituição de 1988, que se reconhece o investimento público em Educação. 25% do Orçamento é gasto em Educação ou em nome dela. Percebem-se que grandes prédios foram construídos, a preço de ouro,  para abrigar alunos, mas os salários dos professores são vergonhosos.

Muitas prefeituras não pagam o piso básico que o Governo Federal articulou, que é um pouco mais que dois salários mínimos para uma carga horária de 40 horas. Um absurdo o piso! E o não pagamento, uma tragédia.
Discutir Educação no Brasil sem primeiro superar a penúria que ganha um professor é falsa e enganosa. Os cursos de Licenciatura vivem em crise permanente. As melhores cabeças desejam seguir qualquer profissão, menos professor. Alunos não acreditam na Educação como retorno profissional. Muitos dos meninos desejam ser jogadores de futebol. 

É comum ouvir de políticos que vão valorizar a Educação. Mas o que é mesmo valorizar a Educação? Será que é apenas construir prédios para dar dinheiro para empresas de construção? Ou apenas perpetuar seu nome em placa de inauguração? Senhores pais, antes de escolher um candidato, pergunte quanto seu governo vai pagar a um professor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.