6 de outubro de 2010

Eleição em Serra Preta 2010. Os números não mentem


O resultado da eleição para Deputado Estadual em Serra Preta é passivo de análise. Sei que os números por si só não respondem tudo, mas trazem algumas verdades.

Os números indicam que ainda não há espaço para três grupos fortes, em equilíbrio, com chance de vitória para prefeito. Ainda em Serra Preta a disputa real se faz de forma polarizada.

Mesmo não fazendo uma administração boa, Adeil Figueiredo mostrou força e soube utilizar a máquina administrativa para obter votos. Seu candidato a Deputado Estadual, Targino Machado, PSC, foi favorecido com 3.268 (29,22%) dos votos. Isso indica que Adeil Figueiredo tem força para forçar uma reeleição.

A grande surpresa para os adversários ficou por conta de Zelito Leite. Lançou sua candidatura tardia e obteve 2.049 (18,32%) dos votos, posicionando-se como o principal nome das oposições. Enquanto isso, o ex-prefeito Antonio Carneiro amargou o incômodo terceiro lugar com apenas 1.357 (12,13%) dos votos com a candidata Graça Pimenta, PR.

Quem não conseguiu ainda uma boa votação foi o PT, embora dividido, só conseguiu 299 (2,67%) para Zé Neto e 250 (2,24%) para Neusa. Esses foram os dois mais pontuados.

Outra possibilidade de análise é a geopolítica. O prefeito atual perdeu força em Bravo, mas continua forte em Ponto e Buraco D´Água. Já Zelito é hegemônico em Bravo, mas continua com dificuldades históricas em Ponto e Região. A força do PT concentra-se ainda em Bravo, talvez seja a explicação para a queda na votação: concorreu direto com Zelito. Já Antonio Carneiro perdeu espaço para Adeil. É evidente a penetração do atual prefeito em áreas antes dominadas por Carneiro.

É, se depender dos números de 2010, a política de 2012 terá muitas mudanças. Mas uma coisa é certa: para complicar a reeleição do atual prefeito é preciso uma composição de grupos entre as oposições, ou melhor, entre adversários que estão na oposição. Será que alguém tem coragem de quebrar o retrovisor?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.