28 de março de 2011

Blogueiros da Bacia do Jacuípe se reúnem em Baixa Grande

Blogueiros ficaram animados com a discussão do Encontro


Blogueiros discutem políticas públicas para o setor
O I Encontro de blogueiros da Bacia do Jacuípe aconteceu na manhã de domingo, 27 de março, na cidade de Baixa Grande. Os blogueiros discutiram a importância de organizar a categoria e fortalecer a comunicação do território.

Representantes dos Municípios de Várzea da Roça, Várzea do Poço, Serra Preta, Pé de Serra, Mairi e Baixa Grande fizeram presentes. Para o organizador, Ediomário Catureba, “o primeiro encontro atendeu a expectativa, mas com certeza o segundo será bem mais representativo - avalia. O segundo encontro está previsto para o dia 15 de maio na cidade de Mairi. 

Os blogueiros acreditam que a Rede Mundial de Computadores veio para transformar a comunicação na Bacia do Jacuípe. Tanto é verdade que o blog, administrado por Agmar Rios de Mairi, atingiu a marca de 100 mil visitantes e foi homenageado pela Câmara  de Vereadores de Baixa Grande. Para Rios, o que faz a evidência do blog é a atualização constante em tempo ágio.

Já Afonço – isso, com Ç, e Dea Vasconcelos trouxeram suas experiências de blogueiros associado a outras mídias, como a rádio comunitária, por exemplo. Para eles, a integração entre os blogs e outras mídias, em curto tempo, atingirão milhares de pessoas, o que ajuda decisivamente na formação de identidade da Bacia do Jacuípe. Mário Ângelo, morador de Bravo e representante de Serra Preta, colocou-se a disposição para sediar encontros e oficinas da categoria. 

Críticas: Os blogueiros questionaram a pouca participação do setor nos recursos publicitários do Poder Público.  “É preciso mais sensibilidade dos gestores públicos para investir nas novas mídias. Aqui em Baixa Grande, eu sou ignorado pelo prefeito Gilvan, embora divulgo gratuitamente muitas ações do Município” – analisa Ediomário.

Para os blogueiros, é preciso se organizar e citaram o Município de Pintadas como exemplo, responsável por boa parte de captura de recurso público. Os participantes desejam uma relação de igualdade entre todos e cobraram do Governo Estadual políticas públicas para o setor, principalmente agora que o Governador Jaques Wagner criou a Secretaria de Comunicação do Estado, onde Robinson Almeida é o titular da pasta.

Os blogueiros Aécio Lima (Mairi); Afonço Carneiro (Mairi); Agmar Rios (Mairi); Antonio Everaldo (Várzea da Roça); Dinialy Lima (Baixa Grande); Edelmício Carlos (Várzea do Poço); Ediomário Catureba (Baixa Grande); José Ivo (Pé de Serra); Mário Ângelo (Serra Preta) e Ramon Cedraz (Várzea da Roça) acreditam que o passo para novos horizontes do setor foi dado e desejam que o II Encontro dos Blogueiros, 15 de maio, em Mairi seja um divisor de águas.


Texto: Mário Ângelo S. Barreto
Fotos: Ediomário Catureba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.