28 de janeiro de 2012

"Eterno Estudante!"

Membro do CSVU, Mário discute com o Reitor política estudantil
Ganhei este título de Eduardo, morador de Salvador, quando morava na Residência da UFBA de 1998 a 2002. Eduardo costumava frequentar os meios acadêmicos, embora nunca frequentou a Universidade. Eduardo lutava contra a internação de doentes mentais. Dizia que o "hospício deixa os loucos doidos", era a luta antimanicomial.

Centro de Salvador,  em defesa da Educação
Era o doido mais sóbrio que conheci. Numa de nossas conversas, o "maluco beleza" olhou para mim, disse que eu era inquieto com o saber e seria um "eterno estudante". Não é que o doido estava certo? Formei-me em História, mas jamais parei de estudar e ter contatos com os estudantes. De 1998 para cá, já tive milhares de alunos. Fiz muitas amizades. Frusta-me ao caminhar pelas ruas de Salvador e um ex-aluno me chamar pelo nome e eu mal saber em que colégio ele estudou. Foram várias escolas que lecionei apenas na capital.  Ajudei, e tenho orgulho, em contribuir com a "revolução silenciosa" em Serra Preta através dos estudos. O curso Marx, o CELS e a ACB foram um dos poucos resultados dessa inquietude.

Quando um aluno me pergunta em sala de aula:  - professor, qual é o melhor curso da Universidade? Eu sempre respondo: - se eu vivesse 200 anos, faria todos. Não sei se viverei 200 anos. Certamente não, mas já comecei minha caminhada para o próximo curso. Antes mesmo de ver a lista, meu e-mail, facebook, telefone e até no blog já recebia as homenagens. Percebi que meu nome estava na lista dos aprovados da UFBA. Depois de um "descanso" de quase 10 anos, voltarei a ser aluno, com muito prazer.

Fui aprovado no curso de Direito da UFBA. Devo concluir o curso e dedicar este saber ao povo de baixa renda, que assim como eu, nasceu para não dar certo. Nasceu para labutar as sobras da migalha do sistema capitalista. Com certeza não defenderei bandidos, nem aproveitadores. Hoje, já não passo mais fome, mesmo que o profissional de sala de aula tenha suas dificuldades. Sendo assim, a partir do dia 10 voltarei a velha UFBA como aluno e quem sabe candidato do DCE em 2013 como nos velhos tempos! Obrigado a todos que mandaram mensagens. Dia 17 de fevereiro estarei na cervejada com os velhos amigos e residentes da UFBA. A luta continua!


4 comentários:

  1. Zelito Leite28 janeiro, 2012

    Olá eterno professor, você continuar passando em vestibulares com excelentes pontuações, pode ser surpresas para alguns, não para nós que o conhecemos e sabemos do seu potencial acadêmico.
    Quanto titular-se de projeto que não "deu certo", tenha dó, é modéstia de mais, Você meu nobre professor é uma honra e Glória de nossa Serra Prata, pelo respeito que nosso Povo tem por Você. Boa sorte e forte abraço!

    ResponderExcluir
  2. Mário, Parabéns, muito sucesso. Meu primo, o filho de Lidice, também tentou pra direito, porém ele ficou por 4 para o turno noturno. Espero que ele seja chamado!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Mário, não é para qualquer um vencer a barreira do vestibular da UFBA por duas vezes. Vc merece!

    ResponderExcluir

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.