18 de julho de 2011

Famílias de Serra Preta sofrem sem água potável

Sem alternativa, moradores bebem água sem saber a origem, nem a qualidade.

Moradores da região do Buraco d’Água, município de Serra Preta, 160 km de Salvador, jamais tiveram acesso a água potável. Mesmo no inverno, famílias inteiras bebem água de tanque de barro, sem qualquer tratamento adequado.

Quem tem algum dinheiro contrata um carro-pipa no valor de 80 a 100 Reais, segundo moradores. Mesmo assim, não é água potável, mas é a única que consegue chegar à região. A água potável é tão rara em muitas regiões de Serra Preta, que dezenas de pessoas não sabem distinguir a qualidade do produto – sendo água é o que importa.

Para ‘Seu’ Daniel, morador local, a água do Rio Paraguaçu ‘é de qualidade’. Outros acreditam que a água de tanque de barro é ‘muito boa’. Segundo eles, um carro-pipa traz a água, deposita num reservatório da escola e esta é dividida entre alguns moradores. Perguntado sobre a origem da água, muito não sabem, mas acreditam que seja água de qualidade. Questionamos quem fornece, também não souberam, mas julgaram que seja a Prefeitura ou o Exército.

Pela cor da água, não é de acreditar que o Poder público tenha tamanha crueldade em fornecer tal produto para a população. Mesmo assim, é de responsabilidade do Estado com a saúde e o bem-estar de todos. Não aceitamos que em pleno século XXI pessoas são tratadas com tanto desrespeito.

Assista ao Vídeo




Matérias relacionadas:

Serra Preta pede Socorro


Morador revela que quase morre por falta de atendimento médico em Serra Preta

Prefeitura atrasa obras do Ministério da Integração 

Em Bravo, conjunto habitacional vive na lama

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.