7 de junho de 2011

Trezenário de Santo Antonio em Bravo atrai fiéis


Festa de Santo Antonio recupera público e tradição em Bravo
Conhecido com a Festa de Santo Antonio, o trezenário do santo casamenteiro, de 01 a 13 de junho, revive seus momentos de grande público (fiéis).  A Festa religiosa já foi a marca principal dos festejos do Distrito, superando até mesmo o tradicional São João do dia 23 e 24.

Está na memória da população um passado de alegria que acompanhava a festa de Santo Antonio. Não é difícil encontrar pessoas que se lembram da “Alvorada” (banda marcial que tocava pelas ruas do Bravo arrastando multidões às 5h da manhã), do trio elétrico de “Seu” Melquíades, que diversas vezes entrava em choque com o interesse do clero, o grande leilão e as diversas barracas de vendas de produtos e serviços ao lado da igreja.

Tais lembranças ganharam forças quando comparadas a visível decadência do evento em anos anteriores. Mas, paulatinamente, a Festa vem conquistando novamente seu espaço e tradição. Para o historiador Mário Ângelo, a sociedade está mais diversificada, outras igrejas ganharam espaço e a comunidade passou a contar com outras formas de lazer ou fé como a TV com diversos canais, DVDs, festas de vaqueiros etc.

“Mesmo assim, os vários fiéis que lotaram a Igreja Santo Antonio demonstram que boa parte da população sabe separar o lazer do compromisso religioso. Se os organizados abriram mão do trio elétrico e banda marcial como atrativos, concentraram esforços em temáticas inovadoras a cada novena” – analisa.

Um comentário:

  1. Adorei seu site, eu adoraria saber as atrações do bravo no soa joao..vc sabe informar

    ResponderExcluir

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.