20 de dezembro de 2011

GT de Comunicação discute organização dos profissionais e comunicação da Bacia do Jacuípe.

Comunicadores e simpatizantes participaram do IV Encontro em Serra Preta
O distrito de Bravo do município de Serra Preta sediou neste sábado, dia 17 de dezembro de 2011, o IV Encontro de Comunicadores da Bacia do Jacuípe. Organizada pela Comissão Institucional do GT de Comunicação da Bacia do Jacuípe, pelo professor Mário Ângelo e pela Professora Nívea Maria. Teve como convidados o comunicador Walter Vieira e o Economista Matteus Martins, (Ex. Secretário Geral do CODES) e atual Assessor Estadual de Territórios pela SDT.
Experiente Valter Vieira participa do Encontro em Bravo
 A abertura da atividade foi feita por Walter Viera que falou da sua experiência na comunicação, abordando de forma específica o poder das rádios e o crescimento da internet.  Na sua leitura, as rádios são as principais vias de comunicação, pois são instantânea, e não dão tempo para interrupções, sendo portanto o meio que não para de informar, de comunicar. O radialista apresentou também as estatísticas de crescimento da internet e de forma especial das redes sociais. Valter Vieira distribuiu entre os presentes um Kit contendo uma pasta, bloco para anotações, camisa e caneta, além de um prospecto contendo informações dos preços cobrados em espaços comerciais na Internet.

O Economista Matteus Martins dialogou sobre a organização do comunicadores da Bacia do Jacuípe

Em seguida Matteus Martins começou justificando a ausência de Joilma Rios, presidenta do CODES, que estava em Brasília na Conferência Nacional de Mulheres. Seguiu falando sobre a organização dos comunicadores da Bacia do Jacuípe, separando por dois olhares: a comunicação social no Território e a comunicação empreendedora, além da estratégia territorial. Na sua visão, ambas são complementares e importantes, dada a demanda social da Bacia do Jacuípe e os anseios de comunicadores (as).

Sobre a comunicação social/cidadã, ele falou da necessidade daquele coletivo organizarem o GT, e institucionalizerem o mesmo nos moldes do GT de educação, conforme foi encaminhado na plenária do território que ocorreu em Nova Fátima. Ele propôs que além da comissão institucional, o GT criasse outras duas, sendo uma de informação, que será responsável por buscar notícias diárias de todo território, e outra de mobilização, que funcionará na dinamização do GT.

Ainda neste campo da comunicação social, Matteus Martins falou também da necessidade do GT se alinhar com o Projeto de Comunicação do MOC. Para ele o projeto do MOC, dada a experiência da instituição e da capacidade de Nayara, principal consultora do projeto, deve ser visto como um carro chefe da estruturação da comunicação na Bacia do Jacuípe.

Ele ainda abordou a necessidade do GT assumir a função de produzir informação, tanto no que chamou de venda, como de pós venda. A venda, é a divulgação das atividades, e a pós venda a socialização dos resultados das atividades, tendo o Colegiado como referencial para esta atividade.
Matteus falou do papel político do GT e exemplificou com as dificuldades de comunicação em Serra Preta. Para ele Serra Preta não dispor de internet nem de celular é um entrave ao desenvolvimento do município, e isso caberia um manifesto do GT contra aquela situação.

Sobre a comunicação social ele encerrou falando da necessidade de integração entre os meios de comunicação. Para ele, nos blogs, sites e rádios comunitárias, por exemplo, deveria ter uma troca: um espaço para sites e blogs nas rádios, e um espaço para as rádios, nos sites e blogs. Essa troca de comunicação é fundamental para a circulação de informação e contemplação de diferentes públicos que acessam essas mídias.

Sobre a comunicação empreendedora, ele disse que sentia que a equipe que compunha o GT parecia angustiada com o desejo de deixar suas atividades paralelas para começar a ganhar dinheiro com a comunicação. Ele fez sugestões e apontou caminhos diversos, pedindo, contudo, que a ação empreendedora não eliminasse a comunicação social, mas que fossem de fato complementares.
O encontro encerrou de tarde e o grupo tirou alguns encaminhamentos que serão operacionalizados até o próximo encontro do GT de comunicação da Bacia do Jacuípe, em janeiro de 2012.

Fonte: www.baciadojacuipe.com.br 

Matéria Relacionada:


Mídia de Feira de Santana divulga o Encontro

Um comentário:

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.