2 de março de 2021

SERRA PRETA: Expedição explora parte da Serra Grande

A Serra Grande fica próxima da cidade de Serra Preta,
mas pode ser vista de vários pontos do município.

Há quase 10 anos, o professor Mário Ângelo e o professor Zelito estudam uma visita exploratória na Serra Grande, ponto mais alto do município de Serra Preta, 160 km de Salvador, com seu 619m de altitude. Mas as dificuldades de acesso sempre foi um dos motivos para que o projeto não saísse do papel.

Para o professor Mário Ângelo, a Serra Grande tem valor ambiental imensurável para o município de Serra Preta. Além da beleza impar, os nativos relatam sobre a riqueza da fauna e da flora. Ainda hoje, muitos falam da possibilidade de ser habitat de onça, praticamente extinta no município. Plantas medicinais é fácil de encontrar, já que a reserva possui parte da caatinga natural, embora há relatos que incêndios destruíram boa parte do ecossistema. 

Aventura na Serra Grande

Da Serra Grande, Zé Canuto e seu filho observam a bela paisagem da caatinga 

Neste mês de fevereiro, o professor Zelito Leite postou um vídeo em suas redes sociais, onde relata a tentativa de chegar ao cume da Serra Preta. Segundo Leite, a expedição chegou próximo do ponto mais elevado da serra, mas tiveram dificuldades na trilha escolhida e resolveram retornar. 

Zé Canuto foi o guia da expedição. Conhece bem o local selvagem da caatinga. Certamente, o professor Zelito não contava as dificuldades e resolveu tentar num outro momento. No vídeo editado pelo professor Zelito, é possível se maravilhar com a riqueza de detalhes ensinado por Zé Canuto. Um momento tenso ficou por conta da explicação de Zé Canuto sobre a estratégia da jiboia, cobra não peçonhenta, muito comum no semiárido. Em seguida, a expedição se deparou com a serpente, mas foi um encontro pacífico e respeitoso. 

A Serra Grande, sem dúvida, é um local que pode ser melhor explorado. Zé Canuto relata que era uma região habitada por indígenas. E deve estar certo. A cidade de Serra Preta foi fundada a partir do extermínio dos índios Paiaiás, que controlavam o Tanque dos Milagres, conhecido com Tanque Velho. A cidade fica próxima, na parte nordeste, da Serra Grande. A expedição do professor Zelito explorou a parte oeste da serra, pela Fazenda Santa Clara. 

As terras da parte oeste, lembra o professor Mário Ângelo, foi também cercadas por invasões de homens brancos vindos da cidade de Cachoeira. "Tive uma conversa com Seu Preto, que faleceu com mais de 90 anos, e morava na região da Mandassaia, onde relatou que homens chegaram com mais de 10 negros armados, expulsaram índios nativos e cercaram as terras, dando origem as fazendas que tangenciam a Serra Grande". 

Serra Preta fotografada em 1982. Foto: IBGE

As terras próximas a Serra Grande são valorizadas. A região conta com o clima mais agradável e chovem melhor do que muitas áreas do município. Atualmente, a cultura do gado domina a redondeza. Já foi uma grande área de cultivo de milho e feijão. Com o predomínio da seca e dificuldade de acesso as terras, a produção do cultivo de alimentos caiu, mas no inverno sempre é possível encontrar plantações prosperando. 

A expedição do professor Zelito finalizou com imagens da parte sul do município, onde foi possível avistar a Serra da Melancieira (divisa de Serra Preta com Ipecaetá) e a Serra do Bonsucesso (divisa de Ipecaetá com Feira de Santana). Nas redes sociais, a aventura foi aplaudida pelos internautas, principalmente entre os serrapretenses que não conheciam a área. Muitos já falam em participar de uma nova expedição. Professor Zelito alerta para as dificuldades. Certamente, o sucesso da expedição depende muito de equipamentos necessários, alimentos e um bom guia. Importante também solicitar a visita aos proprietários e recolher o lixo produzidos na expedição. 

Assista ao vídeo






2 comentários:

  1. Maravilha de reportagem Dr Mário, realmente a Serra Grande tem muitas riquezas em plantas medicinais, em belezas naturais pois cada direção que se olha percebe-se novidades exuberante, muitas tocas, muitas locas de pedras e ocas de árvores,
    ambiente ideal para morada de animais silvestres, répteis, pássaros e etc, percebe-se também muitos sinais de intensos incêndios provocados por caçadores que segundo relatos aínda percistem infelizmente, vi também indício de um antigo cemitério. A jibóia camuflada inteligentemente não quiz extressa-la mas, me arrependi não tê-la explorado uma reação mesmo que tivesse que pedir desculpas, era uma de no mínimo cinco metros elegantemente preparada para o ataque.

    ResponderExcluir

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.