18 de agosto de 2018

Reconhecimento Histórico de Serra Preta é discutido no dia do aniversário da cidade

Tanque dos Milagres na entrada da cidade histórica de Serra Preta 
Serra Preta completou 296 anos quarta-feira, dia 15 de agosto. A data é feriado municipal, mas poucos moradores conhecem facilmente a história local. A cidade de Serra Preta, 150 km de Salvador, convive com um passado de glória e decadência. Atualmente, seus moradores sofrem com o descaso e abandono, principalmente das suas referências histórica.

O município já possuiu, nos anos cinquenta, quase 19 mil habitantes. Hoje, segundo o IGBE, estima-se que Serra Preta tem 16.036 habitantes. Mais dramático vive a cidade, onde sua população decresce paulatinamente. A Sede administrativa foi ultrapassada pelos distritos e povoados municipais. O maior centro comercial e urbano atualmente é o Bravo, que já disputou um processo emancipatório nos anos 90.

Com repertório e componentes novos, Fanfarra Municipal é aplaudida pelo público
A prefeitura municipal parece estar se preocupando com a questão. Já é o segundo ano que o poder público comemora o aniversário da cidade com diversas ações na cidade. Quase todas as secretarias montam suas estandes e prestam algum tipo de serviço. As escolas municipais sempre se destacam com belas apresentações sobre a história e a riqueza do município.

Mais uma vez, a fanfarra municipal BANSEP brilhou na abertura do evento. O prefeito Aldinho participou, visitou estandes, discursou, conversou com a imprensa e prestigiou todo evento. Parece uma obrigação e talvez seja, mas é uma atitude inovadora, já que as últimas gestões pouco se encontravam o prefeito no gabinete municipal.

Reconhecimento Histórico

Seminário abordou o reconhecimento histórico e as necessidades estruturais
A cidade de Serra Preta, além de uma história rica, ainda se conserva um patrimônio histórico e paisagístico extraordinário. Poucos são os baianos que conhecem, mas a cidade nasceu do massacre dos índios Paiaiás pelos portugueses, na disputa por uma nascente de riacho, que dificilmente secava, em pleno semiárido. O Tanque dos Milagres, hoje abandonado, ainda sobrevive na entrada da cidade (ver foto acima).

A cidade é cercada de belas montanhas, com destaque para a Serra Grande com mais de 600 metros. É considerada o ponto mais alto de Serra Preta. As casas históricas, a bela Igreja de Nossa Senhora do Bom Conselho e a calçada da rua João Reis são verdadeiros tesouros. Para quem gosta de sossego, Serra Preta é o lugar ideal. É a menor cidade do Brasil com menos de 800 habitantes.
Prefeito Aldinho e sua equipe de governo participam do Seminário
Mas tudo isso pode acabar se providências não forem tomadas. A convite do poder municipal, o historiador Mário Ângelo Barreto, como voluntário, conduziu um seminário como o tema: "Paraíso Perdido ou Reencontrado? Uma proposta para o Tombamento da cidade de Serra Preta".  Para Barreto, o Tombamento não é só para garantir a conservação da cidade por força de Lei, mas para desenvolver emprego e renda aos moradores, já que a proposta é acompanhada de investimentos estruturais e no campo da cultura. "Há uma vocação ao lazer ecológico, a cultura e as festividades que o poder público e a comunidade precisam abraçar. Não se trata de sonho, mas de possibilidades reais para a cidade de Serra Preta, garante".

Durante o seminário, foram abordados os primeiros passas necessários para que a proposta se concretize. Os vereadores participantes, Pastor Magno e Simão, demonstraram total interesse em ajudar na proposta. Professores e técnicos da prefeitura também contribuíram com a proposta. A primeira-dama Renilda Almeida foi uma das incentivadoras do seminário. O prefeito Aldinho valorizou a discussão, mas falou da necessidade dos moradores da cidade conhecer melhor a proposta. Para o prefeito, os moradores serão os principais interessados e precisam saber das dificuldades e dos benefícios.

Pontos abordados:

Mário Ângelo, historiador, apresenta a proposta como uma
das saídas para o desenvolvimento de Serra Preta
1 - Relato sobre a História da cidade

2- Esclarecimento sobre o Tombamento

3 - Obras Estruturantes: Orla do Tanque dos Milagres, Construção de um Salão rústico na Caboronga para recepção de estudantes e turistas, Escadaria do Monte da Capina, Trilha para a Serra Grande, Construção da bica dos Milagres próximo a Caixa d´Água, melhorias nas calçadas e na iluminação pública.

4 - Investimentos Culturais: Festival de Música, Festival Audiovisual, Festa Literária de Serra Preta - FLISP, Valorização da Capina do Monte, Baile de Carnaval, Verão dos Milagres: apresentação musical na orla, Virada do Ano, Caminhada da Paz (Ponto-Serra Preta), São Pedro e o Licor do Jegue.

5 - Políticas Afirmativas: Revista sobre a cidade, Vale-gás para população de baixa renda, Currículo temático sobre a história da cidade nas escolas, Banda percussiva para juventude, Cotas para estágios e prestação de serviço na Prefeitura.

A proposta é ousada. Sabemos que num só mandato de prefeito, sem parcerias, não seja suficiente concretizar de vez esses investimentos, mas alguma gestão precisa iniciar. 


Matérias Relacionadas
Prefeitura de Serra Preta comemora os 295 anos de Serra Preta
Serra Preta precisa ser resgatada
Serra Preta completa 295 anos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.