27 de outubro de 2020

Documentário "Vida de Bravos" expõe falta de políticas públicas no distrito de Bravo

A feira livre do Bravo é uma das mais tradicionais da região

Vida de Bravos é um novo audiovisual produzido pelo professor Mário Ângelo S. Barreto, que também é o Diretor deste blog. Barreto, além de professor de história e Bacharel em Direito, é editor de vídeo. Coordena o projeto audiovisual escolar em Madre de Deus. O professor tem utilizando do audiovisual para discutir temas sociais e dar visibilidade a boas ações.

Em Vida de Bravos, o professor tenta chamar a atenção da necessidade de investimento do distrito de Bravo, terra de origem. O distrito de Bravo é maior do que muitas cidades da Bahia. Cerca de 8 mil habitantes convivem neste movimentado centro urbano. O Bravo pertence ao município de Serra Preta, 160 km de Salvador, possui um comércio aquecido, embora a receita pública do município é pouco mais de 30 milhões ao ano.

No pequeno documentário, Mário Ângelo aborda sobre a Feira Livre do distrito, onde é comercializada a economia familiar. Apesar do distrito de Bravo ter uma praça comercial aquecida, para o professor não há uma contrapartida proporcional de investimentos públicos na localidade.

O audiovisual chamou a atenção para a desorganização do trânsito do Bravo

Um outro ponto enfatizado no documentário é a desorganizado do trânsito. Recentemente, o distrito de Bravo passou a contar com placa de sinalização e um posto do Detran. Tais investimentos não trouxeram ainda efeitos positivos na conduta de muitos motoristas. Não é difícil encontrar veículos transitando na contramão.

Mas o problema não está só no caótico trânsito. Entulho e praças abandonas há anos. O professor Mário Ângelo Barreto foi conferir a Praça 31 de março, a principal da cidade, construída há 30 anos. Não foi difícil perceber que a linda praça precisa de manutenção. A fonte luminosa está desativada, precisando de reposição de bancos, rachaduras e muretas quebradas.

Periferia

O documentário também buscou a realidade de ruas mais distantes e constatou que o abandono é maior. “Se o centro do distrito tem problemas, os bairros são esquecidos”, diz a narrativa do audiovisual. O professor Mário Ângelo utilizou o bairro Nova Descoberta e Nova Morada como fontes. Foram registradas ruas sem pavimentação, falta de rede de esgoto, praça de lazer e muito lixo nas vias públicas.  

Só uma parte do bairro Nova Descoberta conta com pavimentação. Muitas ruas foram formadas como se fossem uma invasão. É um dos maiores bairro do Bravo, mas população não tem acesso a serviço básico de rede esgoto e pavimentação de rua. As crianças sofrem sem espaço para lazer.

Ruas sem pavimentação e rede de esgoto são comuns no distrito

Mas não para por aí. Mário Ângelo Barreto pesquisou o Bravo a noite e detectou problemas na iluminação local. A noite. A cidade é muito escura. Uma parte da rede pública conta com o improviso para acender a iluminação central. Segundo o comerciante, Roberto Pires, até choque elétrico já tomou em tempos chuvosos para ligar o interruptor, que fica num poste ao lado de seu comércio.

O bombeiro Alex Matos é um dos críticos sobre a iluminação pública do Bravo. Diz que a população paga caro pelo serviço, mas não sente melhora. O servidor até já entrou com uma ação judicial conta a TIP, Taxa de Iluminação Pública, e cobranças ilegais do poder público, mas ainda não obteve resposta.

O documentário chama a atenção para o ano eleitoral e alerta a população a escolher o candidato que se comprometa com políticas públicas.Enquanto as melhoras não chegam como deveriam, o melhor que a população do Bravo tem a fazer é escolher um bom prefeito”. Todo compromisso social do vídeo é acompanhado de uma boa seleção musical e uma edição dinâmica, que envolvem os internautas. Vale a pena conferir.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.