12 de maio de 2016

Temer extingue Ministério, que combatia a corrupção no Brasil

Temer assumiu o cargo com o afastamento da presidenta Dilma
Uma das primeiras medidas de Michel Temer a frente da Presidência da República, foi o enfraquecimento da Controladoria Geral da União - CGU.  O órgão se destacou por prevenir e combater a corrupção dos recursos federais. A CGU não e mais Ministério.

A Controladoria ganhou respeito da população ao fiscalizar municípios asfixiados pela corrupção endêmica. Através da rede social, conversamos com Filipe Leão, membro da Diretoria da Unacon Sindical, que informou para o nosso blog que a categoria “tem assembleia nacional nesta sexta-feira”, certamente para avaliar a mudança na CGU.

Por ironia, no dia 4 de maio, a Unacon apoiou a campanha “Eu apoio a CGU”, que foi veiculada na Globo News. Foi uma iniciativa dos servidores da Controladoria-Geral da União (CGU) em parceria com o Instituto de Fiscalização e Controle (IFC) e o Observatório Social do Brasil.

Foram extintos também:

Ministério da Cultura; do Desenvolvimento Agrário, responsável pela Reforma Agrária do país; Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, Ministério das Comunicações e outras Secretarias.  A relação saiu no Diário da União, publicado na noite desta quinta-feira (12).

Campanha em apoio a CGU


22 comentários:

  1. Calma... A extinção da CGU já era prevista no próprio governo Dilma, pois inclusive o ministro da Dilma soltou uma instrução de serviço às vésperas da sessão do impeachment com esta mudança, esvaziando a CGU, pois suas atividades iriam ser descentralizadas, implicando diretamente os dirigentes dos órgãos públicos...
    A instrução de véspera foi conjunta, da Controladoria-Geral da União (CGU) e do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP).
    Então, acho que já era uma decisão havida no próprio governo Dilma para responsabilizar diretamente os dirigentes dos órgãos...

    http://www.cgu.gov.br/noticias/2016/05/cgu-e-planejamento-instruem-orgaos-federais-sobre-governanca-e-gestao-de-riscos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ILO ROGERIO14 maio, 2016

      Caro Sérgio, a CGU não foi extinta. Só mudou de nome.
      Veja meu comentário no geral, sim?

      Excluir
    2. Ela não foi extinta, mas perdeu autonomia ao se tornar uma secretaria anexada à presidencia.

      Excluir
  2. É lamentável tudo isso, mas era esperado ainda mais vindo de quem. Agora o povo terá o governo que merecessem. Claro que quem vai pagar por tudo isso são os menos favorecidos. Tenho vergonha deste País, este atual governo não me representa e nem eu o conheço como governo porque gol´pistas não merecessem nenhum tipo de reconhecimento a não ser de safado e desonesto corrupto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho Nojo e Vergonha!

      Excluir
    2. Como dizia o saudoso Tim Mais: " Este país não pode dar certo. Aqui pobre é de direita..." Falta agora a criação do Ministério Geral Engavetador de Processos, a recriação da CPMF pelo Meirelles. Só não esperamos o fortalecimento do PCC, maior organização criminosa do Brasil ligada ao novo ministro da justiça Alexandre de Moraes...

      Excluir
  3. REportagem incompleta. Não fala nas outras transformações da Medida Provisória

    ResponderExcluir
  4. Epa,o gajo começa bem...

    ResponderExcluir
  5. Olá. Poderia citar a fonte dessa informação, por favor? obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Como Um Blogueiro se presta a dar uma noticia dizendo A CGU foi extinta!!!!!
    De a informação correta, e deixe de ser PUXA saco do PT, diga a verdades a CGU deixa de ser MINISTÉRIO e retorna ao seu velho status de secretarias como nunca deveria ter sido feito, pois só se transformou em Ministério para dar foro privilegiado a integrantes do governo.

    ResponderExcluir
  7. Se a CGU realmente tivesse cumprido seu papel com decência, não teríamos chegado onde chegamos !!!

    ResponderExcluir
  8. Essa porcaria de CGU nunca fiscalizou ninguém; serve só de cabide de emprego!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ILO ROGERIO14 maio, 2016

      Amigo, sugiro que você leia um pouco mais os jornais e esteja atento à mídia.
      A CGU tem participado de muitas investigações e operações de combate à corrupção.
      Se você quiser dar uma olhada na página (www.cgu.gov.br) verá que são divulgadas muitas informações sobre o tema.
      É bem verdade que sempre podemos fazer mais. E para isso, contamos também com a colaboração da sociedade, pois contamos com menos de 3.000 servidores, o que tonar impossível fiscalizar todos os programas sociais e recursos públicos gastos em um país desse tamanho.
      Sugestão: acesse o portal da transparência - tem um link na página da CGU - e através dele ajude a fiscalizar os recursos públicos transferidos para o seu Município.
      Se tiver conhecimento de algum caso de corrupção, denuncie - tem um link na página também - que vamos fiscalizar.
      Assim, todos juntos, podemos trabalhar para diminuir a corrupção no País.
      Abraços.
      ILO ROGERIO / Brasília / ilorogerio@gmail.com

      Excluir
  9. Prezados, o chefe da CGU perderá o status de ministro. Só isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ILO ROGERIO14 maio, 2016

      Dyrson, ao contrário... antes ele tinha status de Ministro. Agora o órgão passou a ser Ministério, ok?
      Veja meu comentário que fiz para todos.

      Excluir
  10. Lembram-se quando a gente dizia que antes do PT se varria a corrupção para baixo do tapete? Vejam que agora :

    TEMER EXTINGUE A CGU! ! ! ! ! ! ! TEMER EXTINGUE A CGU! ! ! ! ! ! ! TEMER EXTINGUE A CGU! ! ! ! ! ! ! TEMER EXTINGUE A CGU! ! ! ! ! ! ! TEMER EXTINGUE A CGU! ! ! ! ! ! ! TEMER EXTINGUE A CGU! ! ! ! ! ! ! TEMER EXTINGUE A CGU! ! ! ! ! ! ! TEMER EXTINGUE A CGU! ! ! ! ! ! ! TEMER EXTINGUE A CGU! ! ! ! ! ! ! TEMER EXTINGUE A CGU! ! ! ! ! ! !

    Obs. CGU = ÓRGÃO QUE COMBATE A CORRUPÇÃO! ! ! ! ! ! ! !


    #CorrupçãoVenceu #VomitaBrasil #TemerFilhoDoGolpe #TemerVaiTomarNoCunha #ImpeachmentDeGilmarMendes #ImpeachmentDeAécioNeves #CunhaNaCadeia #DilmaFica #FicaDilmaQuerida #NãoVaiTerGolpeVaiTerLuta #StopCoupInBrazil #SOScoupBrazil #EnsinandoDireitoAoBurrãoMor(o) #MoroImoral #DestituirMoro #LulaValeALuta #LulaIsWorthTheFight #LulaEuConfio #MexeuComLulaMexeuComigo

    ResponderExcluir
  11. Tudo bosta
    Tudo ladrao
    N tinhao muitas coisas
    Depois q assumem
    Ficao podres de ricos,

    ResponderExcluir
  12. http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/politica/noticia/2016/05/para-especialistas-fim-da-cgu-enfraquece-controle-e-combate-a-corrupcao-no-pais-5801064.html

    ResponderExcluir
  13. ILO ROGERIO14 maio, 2016

    Senhores, antes de divulgarem e comentarem notícias e informações, sugiro que procurem se inteirar da coisa de forma completa. Antes que os corruptos de plantão soltem fogos, lembro que a CGU NÃO foi extinta. O que houve, na realidade, foi uma mudança de nomenclatura. Não se pode alterar o nome de um órgão, simplesmente. Então o governo extinguiu, por um lado, e por outro recriou agora como Ministério da Fiscalização, Transparência e Controle (MFTC).
    Esse fato pode até ser questionado (e está sendo) pelos servidores e entidades que atuam no combate à corrupção, isso é verdade. Mas não se pode falar em extinção! Ao contrário do que alguns falam, o órgão agora passou a ser MINISTÉRIO. Abraços.
    ILO ROGERIO / Brasília / ilorogerio@gmail.com

    ResponderExcluir
  14. Vergonha de ser brasileiro

    ResponderExcluir

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.