11 de fevereiro de 2024

População aguarda a praça desportiva prometida pela Prefeitura de Serra Preta

"O aterro não foi concluído como deveria. Quando chove há um acúmulo de água, que pode invadir algumas casas", analisa Sandro Sena.

Aterro do açude não foi razoável, garante o geógrafo Sandro Sena
 
Moradores do bairro 'Nova Morada' desejam um futuro melhor. 

Em 2021, a prefeitura do município de Serra Preta, 150 km de Salvador, anunciou o aterro do açude público do distrito de Bravo (maior centro urbano e comercial), prometendo construir no local uma praça de lazer e desportiva. Uma comitiva do governo municipal até foto postounas redes sociais como marco do lançamento inicial da obra.

O açude público foi construído no início dos anos 80, mas perdeu sua importância social. O próprio prefeito Franklin Leite reconheceu que o açude se tornou um problema de saúde pública, já que a lagoa era foco da schistosoma mansoni e outras doenças.

Casas correm o risco de alagamento com o aterro do açude

A prefeitura prometeu melhorar a qualidade de vida dos moradores que viviam em torno da lagoa. O açude público se encontrava em área urbanizada no distrito de Bravo, provocando alagamento, mau cheio, muriçocas e animais peçonhentos, principalmente em período chuvoso. Os trabalhos de drenagem foram iniciados logo depois do anunciado. Parecia que a obra teria rápida conclusão, embora na época, nosso blog questionou os valores do investimento não publicados.

Sandro Sena ainda tem esperança na Praça Pública

Passados quase 03 anos, visitamos o local, percebemos que a obra não foi concluída e não registramos máquinas e trabalhadores no aterro. Placa publicitária não foi vista. Tudo leva a crer que a obra esteja parada. Segundo o geógrafo Sandro Sena, que possui familiar morando próximo da obra, “o aterro não foi concluído como deveria. Quando chove há um acúmulo de água, que pode invadir algumas casas. A prefeitura não realizou o processo de drenagem de forma razoável, causando transtorno. O esgoto da Rua F continua sendo despejado na área do antigo açude”, denuncia.  

Cadê a praça de lazer e desportiva?

Até hoje não há perspectiva de construção da praça de lazer e desportiva

Além de não concluir o aterro como deveria, a prefeitura ainda não anunciou o início e a conclusão da praça de lazer e desportiva. O geógrafo Sandro Sena acredita que ainda há tempo da atual gestão entregar o que prometeu, mas precisa agilizar o mais rápido possível.

Visitando as redes sociais da Prefeitura de Serra Preta, não foi identificado, até o fechamento da matéria, nenhuma notícia sobre a drenagem do terreno e início da praça público prometida. “No último ano da gestão ‘Reconstruindo a Serra Preta da gente’ e nada de obra no local”, ironia Sena.

Leia Também

Em 2021, prefeito e sua comitiva prestigiaram o início da obra






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.