11 de fevereiro de 2024

Símbolo da cidade histórica de Serra Preta começa a entrar em ruínas

Cabe a população da cidade cobrar a conservação deste grande patrimônio histórico e cultural

Eternizada na música de Del Feliz, a caixa d´água precisa de conservação
 
Ao lado da prefeitura, patrimônio histórico encontra-se em processo de ruína

Segundo o historiador Mário Ângelo Barreto, nossa cidade histórica
merece mais respeito e obras públicas

Muitas cidades brasileiras têm a principal caixa d´água como referencial histórico e cultural da localidade. É o que acontece com Feira de Santana, onde a caixa d’água do bairro do Tomba se tornou uma referência positiva da Princesa do Sertão. Já em Ceilândia, a caixa d’água foi tombada como patrimônio histórico do Distrito Federal em 2013.

Serra Preta deveria trilhar pelo mesmo caminho, mas o que se observa na pequena cidade histórica da Bahia é o descaso total. A cidade de Serra Preta tem também uma caixa d´água, símbolo da comunidade, mas se encontra em processo de ruínas e sem a devida valorização.

Caixa d´água está abandonada
A caixa d´água de Serra Preta foi recentemente eternizada na música do cantor Del Feliz, que exalta as belezas e características do município de Serra Preta. Segundo o compositor baiano, Serra Preta é a cidade “das casas centenárias, da Caixa d´Água e da Igreja da Matriz...”

E não está errado, não. Há 301 anos, a cidade de Serra Preta foi elevada a condição de vila. É uma das cidades mais antiga da Bahia. Merecia ser bem cuidada, tanto pela prefeitura quanto pelo governo do Estado. Talvez, a grande importância da canção é fortalecer o compromisso de se conservar sua riqueza cultural como muitas cidades fazem.

A caixa d´água de Serra Preta tem sua relevância histórica. Foi uma obra federal do século XX com o objetivo de assegurar o abastecimento de água na cidade. Garantem os moradores que o poço artesiano, no subsolo da caixa d´água, nunca secou. A água não era totalmente doce, mas era de grande utilidade para a população.

A última reforma básica da caixa d´água foi há mais de 10 anos, onde a pintura descaracterizou a originalidade do patrimônio, mas ajudou na conservação física. Atualmente, já é visível observar a ferragem exposta com a queda da argamassa. O estado crítico do símbolo de Serra Preta também pode causar acidente para quem transita próximo.

Não há desculpas para o abandono. A caixa d´água fica ao lado da Prefeitura Municipal. Não é possível que o gestor chegue para trabalhar e não tenha sensibilidade com a situação. É preciso iniciar a reforma. Por outro lado, cabe a população da cidade cobrar a conservação deste grande patrimônio histórico. A bela cidade de Serra Preta não merece morrer em ruínas.


Assista ao clipe da música "Serra Preta meu amor" de Del Feliz




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.