12 de maio de 2020

Rui: ‘Nenhum baiano ficará sem vaga de UTI, mas situação é grave’

Governador anuncia contratação de médicos, e diz que
pode tomar medidas drásticas de isolamento
Em pronunciamento nas redes sociais, na noite de terça-feira (5), o governador Rui Costa afirmou que serão tomadas medidas drásticas se as vagas de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) chegarem à ocupação total dos leitos na Bahia, o que, segundo ele, deve ocorrer até o final de maio, em todos os cenários analisados.
“Se nós continuarmos com este ritmo de crescimento e o esgotamento rápido das UTIs, todas as medidas de restrição possíveis serão tomadas para conter as taxas de propagação. Há uma semana havia 80 a 90 leitos de UTI ocupados. Hoje estamos com 194. OU seja, mais do que dobrou a ocupação em uma semana. Onde tiver vaga de UTI, em qualquer lugar da Bahia, vamos colocar quem precisar de um leito de UTI. Se houver lotação em Salvador, levaremos para outra cidade. Pode ter certeza que se o seu familiar precisar desse atendimento, vamos encontrar essa vaga”, disse Rui.
Questionado por um internauta sobre a possibilidade de decretar lockdown na Bahia, o governador respondeu que fará o que for necessário para combater a Covid-19.
“Tive uma reunião online com chineses. E falamos sobre os diversos tipos de bloqueios que foram implantados lá na China que resultaram na saída do país dessa crise. Aqui estamos preparados para tomar todas as medidas necessárias para frear o avanço dessa pandemia”.
Rui reiterou a necessidade de isolamento social para que a Bahia possa sair da crise e vencer o vírus. “Temos três estados no Nordeste já no limite, em colapso de saúde pública. O Maranhão decretou judicialmente o fechamento total. A situação é grave. Muitas vezes as pessoas não têm noção do risco. Se estamos com números menores que a média nacional é porque o povo baiano compreendeu a necessidade e ficou em casa. Se o povo relaxar o isolamento social, nós não vamos ter como vencer essa pandemia. Precisamos vencer o mês de maio”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.