17 de agosto de 2018

Cantadores de Serra Preta conquistam a terra da garoa

Cantadores de Serra Preta se apresentam em São Paulo
O projeto musical liderado por Renata Mattar e Gustavo Finkler realiza sua última apresentação com os cantadores de Serra Preta no Sesc da cidade de Santos hoje (17) às 21h. A riqueza do trabalho musical se encontra no resgate das cantigas antigas, baseadas no trabalho agrícola dos campos nordestinos.

Segundo Renata Mattar, o encontro com os serrapretenses se deu através da internet, interagindo com o ex-prefeito Zelito Leite. Mattar se diz encantada com a busca e o encontro com os cantadores. Em 2017, a artista e sua equipe esteve em Serra Preta catalogando, gravando e produzindo imagens da cultura popular.  

"O projeto foi desenvolvido entre os dias 09 e 12 de novembro e contou com uma programação que contemplou diversas atrações importantes do município. No dia 09 de novembro, apresentação das cantadeiras de roda do Povoado da Carocha, que reuniu a música e a brincadeira de roda. No dia 10, o projeto foi para a sede de Serra Preta, lá foi a apreciada a beleza e o trabalho de lavradores durante a bata milho. No dia 11 teve muito samba de roda no Mercado Municipal do Bravo e na Feira Livre. As atividades foram encerradas no dia 12, na Casa do Vaqueiro, no Ponto" - informou o site oficial da Prefeitura de Serra Preta.

Esta semana, os cantadores de Serra Preta viajaram a São Paulo para se apresentar no Sesc de Santo Amaro e no Sesc de Santos. Em contato com o professor Zelito, um dos articuladores, fomos informados que a capital paulista se encontra muito fria, tiveram contato com a garoa, mas a animação do grupo é superior. Pelo whatsapp, fotos e vídeos do grupo passeando na Avenida Paulista, ensaiando as cantigas em estúdios são postadas e elogiada por todos. A Rede Bandeirantes de televisão exibiu uma boa matéria sobre o projeto.

Não foi nada combinado, mas a apresentação dos cantadores de Serra Preta acontece no momento que a sede do município completa 296 anos. Sem dúvida, é um presente valioso que o município ganha. Certamente, o retorno dos nossos artistas populares será acompanhada de mais festa.    


Leia Também
Serra Preta brilhando em São Paulo
Encontro em São Paulo reúne serrapretenses

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.