10 de abril de 2018

Encontro em São Paulo reúne serrapretenses

O organizador do evento, Edy Azevedo, fala da importância do encontro 
As atenções de muitos serrapretenses estiveram voltadas para o Estado paulista no fim de semana passado. Sábado (07), centenas serrapretenses realizaram mais um encontro cultural em São Paulo. O encontro tem como objetivo principal a confraternização entre os conterrâneos e a troca de experiências.

Diversas municípios já promovem encontros semelhantes em várias cidades e capitais. O Encontro dos serrapretenses em São Paulo começou a ganhar forma com a edição do primeiro evento em 2009, organizado pelo servidor público Alex Matos. Este ano, o encontro aconteceu em Tabuão da Serra no espaço de eventos Canecão, organizado pelo produtor cultural Edy Azevedo e amigos.

Além do bom papo entre os participantes, alguns artistas de Serra Preta, que moram em São Paulo, fizeram apresentações musicais, como Adelson Barbosa, Val Cazé e Joãozinho. A poesia regional ficou por conta do músico, poeta e compositor Deni Santana, que relembrou a cultura e o povo de Serra Preta em suas diferentes localidades.

Serrapretenses, que moram em São Paulo, comemoram a presença do prefeito Aldinho
Outra novidade ficou por conta da presença do prefeito Aldinho. É a primeira vez que um prefeito de Serra Preta prestigia o evento. Através da rede social, o prefeito qualificou o encontro como "brilhante" e parabenizou os organizadores "por nos proporcionar esse momento de confraternização com os que estão longe de nossa terra", escreveu.

O secretário de Saúde Sérgio Moreira, o secretário de Obras Igor Almeida, o agente cultural Roni (Bilulinho), a primeira-dama Renilda Leite, o professor Mário Ângelo, o comerciante Eloilson Carneiro e o empresário Marcos MC integraram a comitiva que saiu direto da Bahia. "Acompanho este movimento social desde a sua tentativa de firmar como um ato crucial para o município. Acredito que a tendência é só crescer", avaliou o professor Mario Ângelo.

Lembranças e emoções

Prefeito fazendo selfie com o serrapretenses
Mesmo encerrado o evento, as redes sociais potencializam as lembranças através de fotos e vídeos do evento. Comentários saudosistas se espalham por toda a rede. Quem participou diretamente exalta a importância e a emoção de reencontrar amigos de longas datas. Para os que acompanham virtualmente, a emoção não parecem ser diferente.

"Quando eu morava em São Paulo ficava alegre quando encontrava com um conterrâneo. Imaginem encontrar mais de 500 e ainda o prefeito da cidade e equipe de governo", comentou Joilson Queiroz no facebook. "Parabéns ao prefeito Professor Aldinho! Sempre valorizando a nossa terra! Onde tem Serra Preta, tem Aldinho!", escreveu o professor Durval Cerqueira.

Durante o encontro, o prefeito foi chamado ao palco, onde agradeceu o convite e fez um balanço do seu governo. Garantiu que trabalhará com vontade até o último dia da sua gestão e anunciou pavimentação e a construção de cinco barragens em parceria com o governo do Estado. O prefeito Aldinho ficou surpreso com o grau de informação que os serrapretenses, mesmo distantes, possuem do município. "Fico feliz em saber que nossos irmãos aqui em São Paulo sabem de tudo que acontece em Serra Preta pelas redes sociais", falou durante o evento ao nosso blog.

O músico, poeta e compositor Deni Santana (camiseta rosa) marcou presença no evento
Quase unânime, os participantes elogiaram o campeonato municipal e disseram que até aposta em resultados eles fazem. "Luciano (presidente da LDSP) é muito organizado e coloca tudo na rede em quase tem real. A gente também sempre acompanha os blogs do município" garantiu o ex-jogador Laelton, que atualmente mora na capital paulista. Vando Sodré aproveitou a ocasião para solicitar do prefeito uma homenagem ao seu pai que muito colaborou com o município. O prefeito se comprometeu a nomear a rua onde seu Mané da Esteira morou por toda a vida e marcou épocas de ouro no distrito de Bravo.

Serra Preta está distante de São Paulo a quase 2 mil quilômetros, mas o encontro dos serrapretenses em São Paulo provou que o amor a terra nordestina e a paixão pelas origens não se acabam com a separação geográfica. Muitos que no Estado paulista se encontram estão por lá há mais de 30 anos, mas cheiro da roça e a vida simples dos pequenos povoados de Serra Preta parecem ser eternos. Até o próximo ano.

Matérias Relacionadas
I Encontro dos Serrapretenses em São Paulo

LEIA TAMBÉM 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.