20 de novembro de 2016

Ipac abre processo de tombamento da Igreja de Madre de Deus

Foto: Lazaro Menezes/Ascom IPAC
A Igreja Matriz de Nossa Senhora de Madre de Deus, no município da Ilha de Madre de Deus, região do Recôncavo da Bahia, recebe neste sexta-feira (18) pela manhã, equipe técnica do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), que realizará a notificação da abertura do processo de tombamento da edificação, construída no século 17, em 1670. 

A partir desta data, o bem estará protegido provisoriamente, tendo os mesmos efeitos do tombamento definitivo, previsto para ocorrer após os términos dos trabalhos do órgão, avaliação do Conselho Estadual de Cultura (CEC) e decreto do governador. O pedido foi encaminhado ao Ipac pela Secretaria de Cultura e Turismo de Madre de Deus, em dezembro de 2015, com explicações sobre o valor e relevância histórica, cultural e turística do monumento para o município e a Bahia. Reconhecendo a importância da solicitação e a necessidade de proteção, por meio da legislação (Lei n°8.895/2003 e Decreto n°10.039/2006), o instituto fez vistorias e apresentou parecer técnico em fevereiro deste ano. 

De propriedade da Arquidiocese de São Salvador, a igreja é a principal da cidade. No local, é possível ter visão de uma das mais conhecidas e belas paisagens do município. O templo foi edificado no alto de uma colina da ilha, conhecida no passado como Cururupeba, com a sua fachada principal voltada para o poente e vista privilegiada para a Baía de Todos-os-Santos. Saiba mais no site do Ipac. 

Fonte: Ascom/ Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac)

Matéria Relacionada
O ELO PERDIDO: Serra Preta precisa ser Tombada


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.