17 de abril de 2016

Integrantes do MST chegam ao Farol da Barra e montam acampamento


Após longa marcha que interditou parte da BR-324 na manhã deste sábado (16), integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) chegaram ao Farol da Barra, em Salvador, no início da tarde. Eles passarão a noite no local acampados e acompanharão a votação do impeachment da presidente Dilma Rousseff nesse domingo (17).

De acordo com organizadores do movimento, cerca de 3 mil militantes participam do ato, com expectativa de até 5 mil membros até amanhã.

Além de apoio ao governo, será realizada no local uma missa campal para lembrar os 20 anos do Massacre de Eldorado dos Carajás. Na ocasião, dezenove Sem Terra foram mortos pela Polícia Militar do Pará em uma desapropriação de terra.

Informações e imagem: Bahia Notícias


Todo apoio ao movimento
A base do MST continua coerente e autêntica
Visita ao MST no Farol da Barra
Não é de hoje minha simpatia ao MST (Movimento dos Sem Terras), que luta por uma das mais dignas bandeiras sociais: a reforma agrária. Assim que sair da faculdade de Direito, fui com minha família ao Farol da Barra oferecer todo o nosso apoio ao movimento.

A emoção bateu, assim que eu vi as centenas de barracas ocupando o gramado na frente do Farol mais famoso do Brasil. Logo me lembrei das viagens realizadas ao acampamento em Arataca – Bahia, ao encontro da Via Campesina em Porto Alegre e das inúmeras marchas realizadas pelo movimento.

Papo de primeira com membro do MST
Esta visita foi toda especial por apresentar o movimento a meu filho Daniel de apenas 06 anos de idade. Tive que explicar, claro, noções de reforma agrária, latifúndio, justiça social, luta política... Daniel queria saber de tudo, mas desejava mesmo era dormir em uma das barracas. “Papai, porque a gente não trouxe a nossa?”  - questionou.

Andando entre as barracas, diversos papos aconteceram entre os membros. Todos educados e simples. Os membros carregam a simplicidade do homem do interior, a força dos conselheiros da velha Canudos e a inteligência política dos mais experientes Cientistas Sociais. Conversamos sobre tudo. Nenhuma pergunta ficou sem resposta. Todos eram enfáticos em defender a continuidade do mandato da presidenta Dilma, embora alguns criticaram o recuo relativo do processo de reforma agrária no Brasil, mas acredita que “depois do terceiro turno (impeachment) passar, as coisas vão ser melhor”, argumentou.
Outro membro do movimento preferiu se lembrar do filho. Disse que o filho dele tem apenas 10 anos e está na Quinta Série. “meu filho é muito estudioso, cuida das coisas, monta cavalo, planta, mas estuda muito, nunca perdeu de ano”. Disse que a viagem foi longa, do Sul da Bahia para Salvador, mas tem orgulho de participar da transformação do país.

Matéria Relacionada
Não vai ter Golpe: Que tal conquistar 54,5 milhões de votos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.