24 de fevereiro de 2016

Projeto quer transformar torcida do Bahia em Patrimônio Cultural


Uma das maiores e mais apaixonadas torcidas de futebol do Brasil pode se tornar patrimônio cultural e imaterial da Bahia. O reconhecimento à torcida do Esporte Clube Bahia, o Esquadrão de Aço, é proposto pelo deputado estadual Bobô (PCdoB), ex-jogador e um dos ídolos do time, pela participação na conquista do título de campeão brasileiro, em 1988.
Ao justificar a proposta, Bobô explica que, no Nordeste e na Bahia, o time constrói, ao longo dos 85 anos de fundação, uma história vitoriosa e identificada com os baianos, com inúmeras vitórias regionais e dois títulos brasileiros – além de 1988, também o de 1959. O deputado apontou, ainda, a pesquisa em que o Bahia aparece no 12º lugar entre as maiores torcidas do País, com uma média de 3,4 milhões de torcedores.
“Por toda a importância do clube e da torcida, é que proponho o presente projeto, reconhecendo a grandeza de um clube de futebol que, a cada ano, ganha mais torcedores e admiradores”, afirma o deputado, que, atualmente, também preside a Comissão de Desporto, Paradesporto e Lazer da Assembleia Legislativa.
A proposta de Bobô está fundamentada em trabalhos de estudiosos do futebol e em critérios estabelecidos pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e pelo IPAC (Instituto do Patrimônio Artístico Cultural da Bahia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.