26 de setembro de 2014

Filme da Mostra Cinema e Direitos Humanos representará Brasil no Oscar

Filme da Mostra Cinema e Direitos Humanos representará Brasil no Oscar
O filme brasileiro “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho” – um dos 25 longa metragens incluídos na Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul – concorrerá a uma vaga ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2015. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (18), na Cinemateca Brasileira, em São Paulo (SP), por representantes do Ministério da Cultura (MinC).
Primeiro longa-metragem do diretor Daniel Ribeiro, o filme narra a historia de um adolescente cego e homossexual que tenta lidar com a superproteção da mãe e sua busca pela independência. Escolhido entre 18 títulos nacionais, ele foi selecionado por uma comissão especial formada por cinco membros especialistas na área. A 87ª cerimônia do prêmio está marcada para 22 de fevereiro, em Los Angeles, Estados Unidos.
O anúncio foi feito pela ministra da Cultura, Marta Suplicy, logo após a reunião de comissão especial de cinco integrantes. "A obra eleita nos oferece uma história original, roteiro bem defendido, com linguagem universal e é também uma obra de alta sensibilidade, que aborda a temática adolescente em situações extremas", afirmou. "Fico feliz com essa seleção, nos tira de situações com cara de Brasil, tem uma linguagem universal, com uma história que pode ocorrer em qualquer país, em qualquer lugar."
A indicação ainda precisa ser confirmada pelos organizadores do prêmio. Se o "Hoje Eu Quero Voltar Sozinho" for confirmado na categoria, será a quinta vez que o Brasil concorrerá ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Em 1963, foi o "O pagador de promessas"; em 1994, "O Quatrilho"; em 1998 "O que é isso companheiro?" e, em 1999, "Central do Brasil".
Mostra – A Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul celebra há nove edições o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948. Ela dedica-se a apresentar filmes do Hemisfério Sul que discutem temas atuais de Direitos Humanos.
Realizada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) em parceria com o Ministério da Cultura (MinC) e com produção da Universidade Federal Fluminense (UFF), ela acontecerá nas 26 capitais e no Distrito Federal. Pelo segundo ano, a mostra será realizada também em até 1.000 espaços culturais pelo Brasil, assumindo um caráter descentralizador e democrático.
A programação compreende uma seleção de filmes contemporâneos que desde 2008 são também selecionados por meio de chamada pública, além de uma retrospectiva histórica, homenagens e programas especiais.

Assessoria de Comunicação Social com Ministério da Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.