18 de julho de 2011

Adeil Figueiredo se filia no PT e pode perder o mandato


O PT conquistou ontem a filiação de mais oito prefeitos. Somados a esses, serão 74 gestores petistas na Bahia. A confirmação dos novos filiados ocorreu durante o encontro do partido, no Hotel Bahia Sol, na Barra, quando foi discutida a preparação da sigla para a disputa do próximo ano.

Durante o evento, estrelas do partido, como o governador Jaques Wagner, o senador Walter Pinheiro, além do presidente estadual, Jonas Paulo, ressaltaram a necessidade de afinação na parceria entre o governo e as prefeituras.

Ingressaram no PT a prefeita de Governador Mangabeira, Domingas Souza da Paixão; de Santo Amaro, Ricardo Jasson Magalhães Machado do Carmo; de Santo Estêvão, Rogério dos Santos Costa; de São Félix do Coribe, Hélvio José Estrela Ramos; de Queimadas, Paulo Sérgio Brandão Carneiro; de Brejões, Alan Andrade Santos; de Serra Preta, Adeil Figueiredo; e Andorinhas, Agileu Lima da Silva, além de vice-prefeitos e lideranças municipais.

Fonte: Tribuna da Bahia

Adeil Figueiredo pode ser cassado 
PMDB vai reivindicar o mandato


O Prefeito de Serra Preta, Adeil Figueiredo, está sob pena de perder o mandato, isso porque o gestor trocou o PMDB pelo PT no último dia 15. 

O Prefeito foi contra a Lei e deu espaço para a maior liderança do PMDB na Bahia Geddel Vieira Lima entrar com pedido de cassação do mandato. Segundo a resolução do TSE nº 22.733: “o partido político interessado pode pedir, perante a Justiça Eleitoral, a decretação da perda de cargo eletivo em decorrência de desfiliação partidária sem justa causa”. 

Via seu twitter,  Geddel deixa transparecer sua indignação com o atual prefeito de Serra Preta. Vale ressaltar que Geddel, quando Ministro da Integração Nacional, liberou a quantia de 1,2 milhões para obras de calçamento e drenagem nas ruas Ipirá, Lima, Jamaica, Santana e parte da Rua do Normal no distrito de Bravo. 

Geddel comenta o fato em seu twitter
  Texto Adp. De Igor Almeida e publicado no blog de Júnior Celul@res


A fúria de Geddel e o erro de Adeil

Adeil junto com Geddel em comício em Bravo de Serra Preta
Geddel não tem outra saída. Pedir o mandato de Adeil é o mais racional. Por outro lado, é a única forma do PMDB do município se manter vivo."A ida de prefeitos adversários para os braços do Governador torna-se um troféu de guerra política entre Wagner e Geddel", comenta Mário Ângelo Barreto.

Por outro lado, se Geddel conseguir tamanha façanha, o governo de Adeil se desmorona todo, já que muitos líderes estão lhe acompanhando apenas por espaço político momentâneo ou simplesmente por dinheiro. Não entendi o erro primário de Adeil. Ele, de fato, conseguiu esfacelar o PT histórico de Serra Preta ao conquistar poucos militantes com uma Secretaria. Esse seria seu mérito! Mas entrar no PT foi um erro político de amador.

Além dele não conseguir grandes espaços estadual, ele agora vai lutar para não perder o mandato. Se a força jurídica chegar a tempo, Adeil vai disputar a reeleição fora da cadeira, comprometendo sua vontade de continuar no poder.  

Saiba mais sobre a resolução em que Adeil pode perder o mandato (clique

Assista mais uma vez ao vídeo de Geddel em Serra Preta

        Comentei em outro blog
 
Mário Ângelo reprova filiação de Adeil no PT

Ajudei a fundar o PT de Serra Preta com um dos objetivos de socializar todas as formas de poder (Educação, informação, participação social, renda, etc). Não tenho nada contra a pessoa de Adeil. Ele é primo de parte dos meus primos que tenho apreço. Pessoa ligada a ele já me procurou para participar do governo, oferecendo cargos. Porém, o que me move politicamente são os princípios de mudanças populares, que aos poucos o PT está abandonando em função de uma nova política de dominação de cima para baixo.

O governo de Adeil não se aliou aos princípios do PT que acredito. Em nenhum momento ele se colocou com interesse em demitir os fantasmas, combater o nepotismo, transparências dos recursos e gastos públicos, valorização dos servidores, desenvolver política cultural, apoiar a assistência estudantil, construir uma educação transformadora, investir no esporte como alternativa de ascensão social, enfim, ele não deu um passo neste sentido. Sendo assim, não avalio com bons olhos o ingresso dele no PT, nem vejo vantagem social para o PT a presença dele. 

O modo Adeil de administrar segue a cartilha de Antonio Carneiro, de buscar apoio a todo custo, usando a máquina pública. Confesso que para ganhar eleições tem dado resultado esse modelo, mas a um custo muito grande para o Município. Gastam-se muito dinheiro com o projeto político, mas pouco recurso com o projeto administrativo. Hoje, Serra Preta é o município mais atrasado, em quase todos os aspectos, da Bacia do Jacuípe, embora seja o mais próximo de Feira de Santana e Salvador. Por isso, que não o apoiei durante a eleição, nem avalio como positivo a filiação dele ao PT.

FONTE: Blog de Junior Celul@res
 

2 comentários:

  1. Obrigado Mario por publicar minha matéria, fui convidado por Junior Celul@res pra fazer parte da diretoria do Blog.
    retomando ao assunto, sei que a justiça do Brasil e lenta, mas espero que a justica seja feita o mais rapido possivel.

    ResponderExcluir
  2. CAMILO AZEVEDO19 julho, 2011

    A situação de Adeil parse ser bem complicada, a ida dele para o PT é sim uma jogada de mestre, e ao mesmo tempo muito ariscado e se de fato ele não souber bem o que esta fazendo chega a ser imaturidade politica mesmo. Jogada de mestre no sentido de ganhar espaço no governo estadual, ponto que discordo de Mario, falta de espaço teria sendo do contra agora facilita tudo convênios para o município entre outros, coisa que seria difícil sem Geddel no ministério e tendo em vista que a ex dep Tonha Magalhães nao consegui se reeleger. E chega a ser burrice se de fato ele estiver na pindaíba pelo seu mandato, no meu ver acho que ele não seria tão imaturo a ponto de cometer tau deslize, a ponto de por em risco sua reeleição ele deve estar siente de alguma brexa que a lei dar.

    ResponderExcluir

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.