12 de junho de 2022

Blog ultrapassa 2 milhões de acessos

O blog se tornou uma referência regional para o professor Mário Ângelo Barreto 

O blog do professor Mário Ângelo Barreto ultrapassou mais de 2 milhões de acessos essa semana. O blog é bastante acessado na região da Bacia do Jacuípe, Feira de Santana e em Salvador. Barreto é formado em História e em Direito pela UFBA, mas o blog se tornou uma rotina desde 2009, sem a preocupação com a publicação cotidiana.   

Como o professor é natural de Serra Preta e sempre publica notícias ou matérias de sua terra, o blog é uma referência para quem mora distante e deseja interagir com a região. “Recebemos mensagens sempre de São Paulo e até mesmo do exterior para saber informações de Serra Preta e da região”, confirma o professor Mário Ângelo Barreto.

Mas nem tudo são flores para o blogueiro. Segundo Ângelo Barreto, perseguições já sofreu por causa do blog, principalmente no campo político partidário. “Já sofri diversas pressões com o intuito de inibir as postagens. Períodos eleitorais são os piores momentos, mas também há pressões de gestores quando fazemos alguma denúncia.”

Outro desafio é manter publicações periódicas no blog. Manter o blog vivo. “Como o blog não é comercial, nunca cobrei nada para escrever, nem abri para propaganda. Vivo como servidor público do Estado da Bahia e do município de Madre de Deus. Quase não sobra tempo para dedicar ao blog. As pessoas cobram matérias o tempo todo, mas nem sempre consigo atender os pedidos”, revela.

Blog de cara nova e com mais acessos
Mas como um blog pessoal, não tão regular nas publicações, conquistou 2 milhões de cliques? Para Mário Ângelo, a credibilidade foi um dos fatores. “Já me equivoquei algumas vezes, mas sempre estou preocupado em divulgar a verdade que observo dos fatos. Gosto sempre de checar a informação, de divulgar matérias de interesse público e curiosidades. Claro, que às vezes publicamos matérias não tão relevantes com o objetivo de atrair determinado público, mas não é o foco do blog”, destacou algumas estratégias.

O blog pode um dia se tornar comercial? O professor não pensa nesta possibilidade ainda, mas também não descarta. “Já recebi propostas de lojas, figuras públicas para fazer parceria comercial, mas rejeitei. Não tenho preconceito com quem gesta um blog comercial, mas a responsabilidade dobra, principalmente com os prazos. Talvez, poderia futuramente tentar um blog sustentável, gerando empregos e postando mais matérias interessantes. Hoje, muitos jovens sabem escrever bem, editar vídeos, filmar e fotografar. Pode ser um caminho, mas não terei pressa para tanto”, comentou.

A vida útil dos blogs tem sido questionada com o surgimento de novas redes sociais. “Meu blog é do tempo do Orkut. Quando publicava uma matéria, postava o link no Orkut e garantia muitos leitores. Depois, passei a postar vídeo, uma paixão, mas meu YouTube principal, com quase 4 mil inscritos e mais de 2 milhões de visualizações, foi derrubado pela empresa e estou tentando resgatar. Talvez, vou precisar ajuizar uma ação. O canal tinha vários vídeos e muita coisa se perdeu. O público cobra, mas o YouTube está insensível sobre o bloqueio. Nem sei direito o que aconteceu. O facebook e o Instagram também não permitem a publicação do link do blog. O blog passou a viver por conta própria”, sentencia.

A riqueza cultura sempre presente no blog
Mesmo assim, são 5 mil visualizações por mês. Interessante para um blog pessoal, mas a média já foi cerca de 20 mil acessos por mês. Sem contar, nas matérias que repercutiram. “Teve uma matéria sobre a mudança na Controladoria Geral da União – CGU, que alcançamos 200 mil cliques em 24h, é nosso recorde. Outra matéria de grande repercussão foi quando um padre negro de Serra Preta sofreu injúria racial. Nosso blog serviu de referência para a imprensa nacional. Recentemente, o aumento do salário do prefeito de Serra Preta para 25 mil Reais, divulgado pelo nosso blog, serviu de referência para a imprensa nacional” cita Barreto.   

Além dos cliques, o blog também já conquistou doações. A publicação de um vídeo, sobre a seca em Serra Preta em 2017, redeu ao professor a doação de 2,2 mil toneladas de alimentos através do evento musical “Madre Music”. Os alimentos foram todos repassados para a Associação Desportiva Bravolândia, onde moradores de baixa renda de Serra Preta foram beneficiados. O vídeo sobre a seca foi elogiado pelo jornalista baiano Marconi de Souza.

Agora, o futuro do blog depende muito do tempo disponível para postar novas matérias. Segundo Mário Ângelo, o projeto vai seguir do jeito que pode. A capa do blog sofreu mudanças, onde a foto de quando era jovem foi substituída por uma caricatura produzida por um aplicativo gratuito. “Meu filho Daniel é um aliado e gosta muito das redes sociais. Os pedidos dos leitores também são incentivos. No mais, só tenho que agradecer os 2 milhões de cliques e lutar para que os leitores não me deixem só” concluiu.  


Leia Também







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.