1 de fevereiro de 2017

Jornalismo não carece de diploma universitário!

Imagem ilustração: Internet
Muitas profissões, a exemplo da medicina, da advocacia, da odontologia e da engenharia, são predominantemente técnicas, ou seja, qualquer indivíduo pode exercê-la com esmero, desde que se dedique com afinco aos estudos na universidade e, posteriormente, no exercício prático.
Um médico, um engenheiro, um advogado ou um dentista pode se destacar mais do que outro, em face das suas habilidades próprias, mas todos, sem exceção, carecem do aprendizado técnico. A técnica é primordial. Enfim, são profissões que necessitam de um diploma universitário.
Outros ofícios, a exemplo da literatura, do teatro, da música e do jornalismo, não. Você nasce com ela ou não. Aqui o talento antecede e predomina sobre a técnica. Jornalismo é uma espécie de arte, assim como a fotografia também o é. E não esqueçamos que o cinema lutou muito para ser aceito como arte.
– E eu, por exemplo, não troco o meu jornalismo pela carreira de centenas de artistas, seja do teatro, da literatura, da música ou do cinema, afirmei isso em dezenas de palestras que concedi nas faculdades baianas entre os anos de 1998 e 2008.
Mário Angelo Barreto é historiador, cursa Direito, mas já demonstrou inúmeras vezes que o seu talento jornalístico não carece de diploma universitário. Ele nasceu jornalista. Sou fã das suas reportagens/artes. Anteontem, assisti a mais uma reportagem (vídeo abaixo), e o encanto levou-me a compartilhá-la com meus amigos.

Marconi de Souza Reis
Um dos maiores jornalistas do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.