A nova diretoria assume imediatamente e exercerá mandato de um ano. |
Com 38 votos, entre os 42 das instituições representadas pela Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), o reitor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), João Carlos Salles, é o novo presidente da entidade.
Houve quatro votos em branco. A Andifes é a principal associação de dirigentes universitários do país, com 67 membros, dos quais 63 são de universidades federais, mais dois de centros federais e outros dois dos institutos de ciência e tecnologia.
Baiano de Cachoeira, a cidade heroica do Recôncavo baiano, Salles tem 57 anos e fez graduação, mestrado e doutorado em filosofia. Reconhecido, entre outras qualidades, pela dedicação ao estudo do pensador Ludwig Wittgenstein, o novo presidente da Andifes tem 11 livros publicados.
Primeiro reitor da Ufba a chegar à presidência e da Andifes, Salles tem se pronunciado com firmeza em relação ao bloqueio de verbas das universidades, determinado em abril pelo Ministério da Educação.
– A Andifes preza pelo espaço público de debate – disse ele, ao ser eleito.
Desafio – Para a instituição e toda a comunidade acadêmica brasileira, que defende a democracia e os princípio de produção de conhecimento como bem comum, o momento é de desafio em defesa do modelo de universidades públicas, gratuitas, inclusivas e de qualidade.
O novo presidente da Andifes ocupa também o cargo de presidente da Sociedade Interamericana de Filosofia (SIF) e tem afirmado ser inegociável a educação pública em todos os sentidos.
A nova diretoria assume imediatamente e exercerá mandato de um ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.