20 de dezembro de 2018

Dezembro foi o mês da Capina do Monte em Serra Preta

Presença de jovens garante o fortalecimento da Capina do Monte
Foto: facebook de Iuri Cerqueira
A tradicional Capina do Monte este ano aconteceu no dia 09 de dezembro. A festa é organizada pelos moradores da pequena cidade de Serra Preta, 150 km de Salvador.  Sempre uma comissão é escolhida para conduzir a mais antiga festa negra do município e uma das mais antigas da Bahia.

Dezembro é mês de  sol forte, mas este ano a Capina do Monte foi surpreendida por um clima úmido e pancadas de chuva, deixando a caatinga totalmente verde - algo raro para o período!

A Capina do Monte tem o 15 de dezembro como sua data histórica, mas os organizadores resolveram comemorar todo segundo domingo do mês de dezembro com o objetivo de oportunizar  uma presença de um público maior. Este ano, foi a segunda experiência com a data nova. O evento agora não tem apenas uma data, mas o mês de dezembro como o grande referencial.

O sincretismo religioso é presente na Festa da Capina. Trabalho, Fé, religiosidade e muito samba são as marcas do evento durante todo o dia. Trabalhadores rurais e simpatizantes sobem o monte na cidade de Serra Preta, rezando e capinando uma rústica estrada, que começa da base e vai até o cume. Em seguida, uma pequena charanga percorre as ruas da charmosa cidade do século XVIII.

Serra Preta é uma típica cidade colonial. O núcleo urbano foi elevado a condição de Vila em 1722. Ainda hoje, a cidade mantém os traçados do passado com sua população praticamente negra, casarões antigos, ruas  e largo bem tradicional. Essas características interferem em outras leituras sobre a Capina do Monte.

Sobre a Festa

Vereador Simão, Iuri Cerqueira e Mário Ângelo
marcaram presença na Capina do Monte
Não se sabe ao certo a origem da Capina do Monte. Porém, não há dúvida de que se trata de uma festa promovida pela comunidade negra, que compõe absolutamente a população local. A cidade de Serra Preta, com menos de mil habitantes, é um local tipicamente de raízes negras. O vereador Sérgio Moreira, defensor das políticas afirmativas para a negritude, afirma que a Capina do Monte vai para além da festividade e dos adereços. Para Moreira, a festa surge em comemoração à abolição da escravatura em 1888.

Segundo Sérgio Moreira, negar a origem do evento ou mesmo relativizar absolutamente os principais atores da festa, é tentar de alguma forma ignorar a luta de resistência e o sofrimento que a comunidade negra de Serra Preta viveu e vive, mesmo com a abolição do século XIX.
            
Desafios

A Capina do Monte passa por dificuldades. Mesmo centenária, a festa se tornou resistência cultural e corre o risco de desaparecer. Pouco investimento e disputa política atrapalham o crescimento e a aproximação das novas gerações ao evento.

Este ano, cerca de 200 pessoas participaram da Capina do Monte. Muito pouco para a importância da festa. "Queremos fortalecer a Capina do Monte, conservando a tradição e certamente estamos pensando em novas estratégias juntamente com os organizadores", garantiu o prefeito Rogério Serafim.

Nas redes sociais, a artista e pesquisadora Renata Mattar comentou sobre a Capina do Monte e garantiu presença na festa em 2019. A internauta Eliana Rodrigues achou "muito lindo" a Capina. Já Nevolandia Santiago parabenizou a relação "fé e tradição", que caracteriza os mais de 100 anos da Capina do Monte.  



LEIA TAMBÉM
Serra Preta completou 295 anos
Reconhecimento histórico da cidade de Serra Preta é discutido


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.