12 de outubro de 2018

SERRA PRETA: Quem tem voto é Ele

Prefeito Aldinho sai forte do pleito eleitoral e já pode pensar em reeleição
Desde que conquistou o governo municipal com 6.795 votos, o prefeito Aldinho não para de reunir eleitores. Rogério Serafim, conhecido como Aldinho, é filho do ex-prefeito Dozinho, já foi vereador duas vezes, se absteve de candidatura por um bom período, mas parece que veio para se firmar em 2016.

Porém, nem tudo são flores na vida de Aldinho. Quando se candidatou a vereador, se elegeu entre os últimos com uma votação apertada. Já na reeleição, foi o vereador mais votado com quase mil votos.  Para prefeito, se elegeu em 2016 com 6.795 votos, com uma diferença de menos de 200 votos para seu adversário. Hoje, se comenta em uma reeleição com facilidade.

Ao assumir o governo, Aldinho não fez maioria na Câmara, possui apenas 4 vereadores. Assumiu o governo numa das maiores crises econômicas do Brasil por causa do golpe institucional. Serra Preta enfrentava uma das maiores secas de todos os tempos. Seus eleitores cobravam emprego imediato na máquina pública, sofria críticas duras da oposição e setores velados dentro do próprio governo.

A força da campanha começou no lançamento das candidaturas
Esse cenário desfavorável parecia refletir na credibilidade política de Aldinho. Os mais pessimistas chegavam a dizer que seus representantes para a Assembleia Estadual e Federal seriam os últimos colocados no município. Somado a isso, Aldinho tivera que enfrentar uma fragmentação nos apoios dentro do próprio grupo político. O PT, principal base de apoio, apoiou dois deputados federais: Zé Neto e Elisângela. O Ex-prefeito Benedito apoiou o deputado Paulo Magalhães.

Não teve briga interna, só rugas e disputa por microfone. O prefeito Aldinho precisava conduzir o processo, cedendo espaço para todos da base, contando com a credibilidade do trabalho realizado e nas articulações, inclusive com eleitores descolados da oposição.
A fórmula deu certo! Ao abrir as urnas, o prefeito Aldinho saiu vitorioso em qualquer análise possível. Deu a seu candidato a deputado federal Bacelar a maior votação: 3.428 e seu deputado estadual disparou com 3.833.

Agradecimentos e reeleição

Facebook de Rogério Serafim
Acompanhamos o prefeito Aldinho pela zona rural, onde foi agradecer as comunidades pelo apoio recebido. Questionamos se o governo saiu fortalecido e a resposta era direta: “sim, o povo compreendeu que estamos trabalhando e vai continuar ainda mais”. Porém, atribuiu a quantidade de votos a ‘força do grupo’. Preguntado sobre reeleição, Aldinho disse que está cedo, mas não escondeu a possibilidade de conduzir um novo processo eleitoral com uma vitória muito mais expressiva em 2020.

O PT como segunda força

Zé Neto (PT) foi eleito Deputado Federal e contou com uma boa votação em Serra Preta
Os números também foram bons com o Partido dos Trabalhadores local. O PT de Serra Preta ocupa duas secretarias e demonstrou força eleitoral. Além do trabalho, o partido foi favorecido com as candidaturas estaduais de Rui Costa e Haddad. O PT soube explorar como ninguém o voto casado, já que Rui Costa era absoluto e Haddad com a uma aceitação extraordinária.

Se o governo Aldinho conseguir manter a sua liderança, 2020 será mais tranquilo que as eleições de 2016. Aldinho pode conquistar com certa facilidade a reeleição ou será o melhor padrinho político para eleger um novo prefeito. 

As eleições também demonstraram que Aldinho tem total controle da gestão, que pode resolver qualquer oposição velada e uma possível reforma administrativa. Não há paraíso fora do governo!

LEIA TAMBÉM
Haddad conquista 80% dos votos de Serra Preta


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.