18 de julho de 2017

Políticos e lideranças tentam convencer Tribunal de Justiça sobre o fechamento da comarca em Serra Preta

Políticos, lideranças e profissionais tentam manter Comarca funcionando em Serra Preta
Oposição e Situação em Serra Preta se unem para garantir Comarca 
Diversas lideranças estiveram, segunda-feira (17), na sede do Tribunal de Justiça em Salvador para discutir a permanência da Comarca de Serra Preta, que também atende os processos judiciais do município de Anguera. Como já anunciamos aqui (ler matéria), o Tribunal de Justiça bateu o martelo e resolveu fechar 33 comarcas do interior do Estado da Bahia.

No facebook, o prefeito de Serra Preta diz que vem se “empenhando ao máximo para resolver a situação da Comarca de Serra Preta”. Em 14 de junho, o prefeito Aldinho já tinha realizado uma audiência no Tribunal de Justiça sobre o tema. Na audiência de segunda-feira, o gestor de Serra Preta contou com o reforço do prefeito de Anguera, Fernando Bispo, de advogados interessados, vereadores e assessoria do Deputado Estadual Zé Neto e a presença do Deputado Estadual Carlos Geilson.

A novidade do encontrou ficou por conta da presença de alguns vereadores de oposição ao prefeito Aldinho, demonstrando maturidade para discutir o problema. “Hoje em uma reunião apartidária, vereadores de oposição e situação se uniram para resolver o problema pelo bem do município”, escreveu Aldinho na sua página oficial do facebook.

Avanços

Tudo indica que o Tribunal de Justiça esteja irredutível sobre o fechamento da Comarca, alegando a pouca movimentação processual. Por outro lado, foi possível acordar a manutenção dos cartórios extrajudiciais em Serra Preta e outros serviços necessários.

O prefeito de Serra Preta disse que o pedido de reconsideração sobre a desativação da Comarca foi solicitada pela bancada suprapartidária. Eventualmente não seja possível, “ficou acordado a manutenção dos cartórios extrajudiciais do município, com a permanência do tabelionato, registro de imóveis, certidão de nascimento, óbito, entre outros. Esses serviços vão ficar. Fizemos o pedido de reconsideração sobre a desativação da Comarca”.

Aldinho ainda escreveu que há uma agenda marcada “no TRE para discutir a permanência do Cartório Eleitoral do município. Além disso, vamos pleitear cessão de uso do prédio do Fórum e da casa do juiz, onde vamos colocar um posto avançado do TJ, que será uma central de resolução de conflitos mantida pela prefeitura. Vamos digitalizar os processos em parceria com o município de Anguera”. Aldinho garante que essas mudanças “vai inovar e dar mais celeridade e eficiência ao andamento dos mesmos”.

Matérias Relacionadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.