7 de abril de 2017

Feira de Santana é a 15ª cidade mais violenta do mundo, segundo ranking de ONG mexicana

Foto: Aldo Matos/Acorda Cidade
Andrea Trindade
Feira de Santana é a 15ª cidade mais violenta do mundo, segundo a lista divulgada nesta sexta-feira (7) pela ONG mexicana Conselho Cidadão para Segurança Pública e Justiça Penal. Só este ano 92 homicídios já foram registrados na cidade, sete neste início de mês.

O Brasil foi o país com o maior número de cidades entre as 50 mais violentas do mundo em 2016, com 19 cidades. Na lista, além de Feira de Santana, aparecem outras duas cidades da Bahia: Vitória da Conquista (16º lugar) e Salvador (20º). Entre as cidades brasileiras, as três mais violentas, segundo a ONG, são: Natal (10º lugar no mundo), Belém (11º) e Aracaju (12º).

Segundo a ONG, a pesquisa teve como base dados da Secretaria de Segurança Pública do estado da Bahia (SSP) para incluir Feira de Santana na lista (veja aqui). Para comparar com os dados oficiais da SSP, a ONG usou dados divulgados pelo site Acorda Cidade reproduzidos no site parceiro iBahia. Usou também dados do Bocão News como uma das fontes de pesquisa para comparar dados sobre Salvador.

Ainda sobre as cidades brasileiras a lista inclui também Campos dos Goytacazes (19º), Maceió (25º), Recife (28º), João Pessoa (29º), São Luís (33º), Fortaleza (35º), Teresina (38º), Cuiabá (39º), Goiânia (42º), Macapá (45º), Manaus (46º), Vitória (47º) e Curitiba (49º).

Porto Alegre e Campina Grande deixaram o ranking em 2016. Caracas, na Venezuela, aparece no topo do ranking das mais violentas do mundo, seguida por Acapulco, no México, e San Pedro Sula, em Honduras. A repetição da posição da capital venezuelana por dois anos seguidos confirma, segundo a pesquisa, a crise criminal no país.

A lista da ONG é baseada no número de homicídios por 100 mil habitantes e analisa municípios com mais de 300 mil habitantes.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.