16 de outubro de 2013

LUTA DE MESTRE: Professor Tadeu é um exemplo de sabedoria

Como muitos brasileiros, professor Tadeu foi alfabetizado aos 24 anos 
 
Prof. Tadeu é um exemplo de luta pelo saber
Prof. Tadeu participando do Projeto Rondon
O professor Tadeu Dias Oliveira, nasceu no dia 03 de novembro de 1945, na Fazenda Retiro em Serra Preta, filho de Antonio Manoel de Oliveira (Totoe do Retiro) e dona Umbelina Dias Oliveira. Tadeu foi alfabetizado aos 24 anos de idade, incentivado e alfabetizado pela professora Jacira Maria Vieira (in memoriam) em 1969 quando concluiu todo o primário no Colégio Estadual do Ponto de Serra Preta. 


Em 1970, o professor Tadeu faz a sua admissão no colégio Estadual de Feira de Santana, iniciando assim o Ensino Fundamental, onde no mesmo ano ele foi incentivado por uma colega de classe para fazer a Madureza Ginasial (Supletivo do Primeiro Grau). De 1971 a 1973, Tadeu Dias concluiu o 2º grau científico. No ano seguinte, em 1974, presta o seu primeiro vestibular para Engenharia Civil na UFBA, não sendo bem sucedido. 

A persistência continuou e em 1975 conseguiu aprovação no vestibular de matemática. O curso a princípio era para ser concluído em 07(sete) anos, mas com dedicação e empenho, concluiu em 06 (seis) anos, 1981. No período de 06 de janeiro a 10 de fevereiro de 1980, ainda aluno da UFBA, Tadeus Dias, viaja a Oriximiná no Pará, para participar do Projeto Rondon. Projeto este que promovia atividades de extensão universitária levando estudantes voluntários às comunidades carentes e isoladas do interior do país, onde participavam de atividades de caráter notadamente assistencial, organizadas pelo governo.

SALA DE AULA

Depois de concluído o curso em 1981, Tadeu Dias foi convidado pelo prefeito de Serra Preta, Moacir Cerqueira (in memoriam), para lecionar no Colégio Estadual Renato Medeiros Neto (CERMN) de 1983 a 1985. Neste mesmo período, o professor foi aprovado no concurso público do Estado da Bahia, onde começou as suas atividades como professor do Estado no Colégio Padre Vieira em Feira de Santana e simultaneamente lecionou no CERMN (Distrito de Bravo) até 1988. 

Saindo de Feira de Santana, Tadeu Dias dedicou seus trabalhos apenas ao Colégio Estadual Renato Medeiros Neto até 2012, quando o mesmo veio a gozar, merecidamente, de sua aposentadoria. No CERMN, Tadeu Dias ensinou Matemática, Química, Física, Desenho e Educação Física. O professor Tadeu Dias criou fórmulas para equação de 2º e 3º graus, mas, segundo ele, não foi reconhecido pela Sociedade Brasileira de Matemática por não ter enviado conotação. 

Parabéns a Tadeu Dias e todos os professores pela dedicação, amor e profissionalismo!

Por Alexsandro Matos, ex-aluno do professor Tadeu e atualmente é bombeiro do Estado da Bahia.

2 comentários:

  1. Leticia Carvalho15 outubro, 2016

    Parabéns professor tadeu. Não fui sua aluna no cermn. Fui aluna num período de Degilson e professor Rogério Serafim. Mas ja conhecia sua historia de vida so de ouvi falar. Merecida homenagem.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns conheço sua história de perto tio Deus te abençoe

    ResponderExcluir

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.