15 de março de 2017

Serra Preta pode ter a sua primeira fanfarra musical

O projeto da fanfarra foi apresentado pelo professor Amorim
A fanfarra de Madre de Deus já ganhou diversos prêmios
Vestuário da fanfarra lembra as escolas de samba carioca
Visitamos a sala da fanfarra da Bamadre na cidade de Madre de Deus e conversamos com o professor de música Luiz Amorim. A Bamadre é uma fanfarra referência e já ganhou diversos campeonatos.
Para este ano, Amorim pretende intensificar, ainda mais, o projeto em Madre de Deus. Segundo o professor, a Ilha de Maria Guarda vai contar também com uma fanfarra. Com pouco mais de 40 minutos de conversa, Amorim recebeu alguns alunos, que já são verdadeiros multiplicadores musicais.
Mas nem tudo é festa. Luiz Amorim abordou a dificuldade que a boa música está enfrentando na Bahia. Fez crítica ao modelo do carnaval baiano, onde a diversidade musical perde espaço.
Mesmo assim, Amorim é um esperançoso e sente-se feliz em trabalhar música com estudantes de escola pública. Com décadas de experiência, o professor já perdeu as contas da quantidade de jovens que aprenderam um pouco do talento do mestre.
Desafio
Em 2016, fiz o desafio ao professor Amorim em formar uma fanfarra de alto nível em Serra Preta, no coração do semiárido nordestino. O desafio maior não é ensinar música, pois há talentos em Serra Preta, mas formar uma fanfarra com baixo custo e de qualidade.  
Amorim aceitou a missão de imediato. Em 2017, as conversas foram retomadas e repassei a proposta para a Prefeitura Municipal de Serra Preta. O novo prefeito Aldinho encarou com carinho a possibilidade de estudar o projeto, mesmo o município atravessando um momento delicado da seca.
A ideia básica é formar a fanfarra de Serra Preta com os alunos das escolas públicas municipais, contemplando quase 100 componentes. Amorim abordou as possibilidades, a estrutura mínima e disse ser possível uma boa apresentação em setembro, caso a prefeitura consiga iniciar o projeto em abril deste ano. Não é fácil, mas vamos torcer para que tudo aconteça! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.