21 de março de 2017

Assessoria de Comunicação do Estado confunde o nome do município de Serra Preta

Governador Rui Costa amplia sistema de abastecimento de água em Santo Estevão
Recebemos todos os dias várias matérias da assessoria de comunicação do Estado. Esta semana, recebemos uma boa matéria sobre a ampliação do sistema de abastecimento de água, que beneficiará os municípios de Santo Estevão, Anguera, Ipecaetá e Serra Preta.

Tudo seria perfeito se o texto oficial não classificasse o município de Serra Preta por “Santa Preta”. Para completar, incluiu Serra Preta no Território de Identidade Portal do Sertão. Na verdade, o município de Serra Preta pertence ao Território Bacia do Jacuípe.

Parece um simples erro, mas não é. No encontro de prefeitos em Salvador, poucos líderes municipais, representantes de governo não conheciam, sem sabiam onde Serra Preta estava localizada. Tal desinformação reflete no ‘esquecimento’ de políticas públicas e na pouca importância que o município parece ter no cenário baiano, o que é grave para a qualidade de vida do povo do município.

Quem não é visto, não é lembrado.

Cidade de Serra Preta, uma das mais antigas da Bahia
João Reis é a primeira rua do município
Serra Preta está a 166 km de Salvador. Apenas 2h de viagem rodoviária. A Estrada do Feijão, bom estado, é a principal via de ligação. A sede do município se elevou a condição de vila em 1722, uma das mais antigas do Brasil, mas não tem sua história reconhecida. Na entrada da cidade há o Tanque dos Milagres, uma nascente de riacho onde os índios Paiaiás bebiam água e foi conquistado pelos portugueses através de forte massacre. A seca abate o município, mas o Tanque dos Milagres continua brotando água e resiste à agressão poluente.

Para ficar em mais um exemplo, a Capina do Monte é uma festa de origem negra, que festeja a abolição da escravatura. Certamente, tem seu início em 1889, mas hoje uma amnésia toma conta do evento. Sem incentivo, apenas dezenas de pessoas comparecem em dezembro para comemorar ou resistir.

Mas por que o poder público ignorou esta história? Simples desconhecimento? Maus gestores? Para preservar o latifúndio? Apagar o legado da comunidade negra? Serra Preta precisa encarar sua história de frente. O prefeito Aldinho garantiu que todo o esforço será feito para colocar Serra Preta numa posição melhor no Estado da Bahia. Com pouco menos de 90 dias de governo, já visitou muitas Secretarias do Estado e pretende investir nos movimentos culturais e na autoafirmação do povo local.

Serra Preta é uma cidade negra e não deseja brilhar apenas com o reflexo do sol, escaldando a pele nos latifúndios do trabalho braçal. O encanto de Serra Preta está em sua história e no legado das poucas esquinas de sua Sede administrativa. O governo do Estado e a Prefeitura precisam investir neste patrimônio baiano antes que tudo se torne apenas literatura memorial.  

Leia o texto da assessoria de comunicação do Estado


“Mais de 116 mil baianos da zona rural dos municípios de Santo Estêvão, Anguera, Ipecaetá e Santa Preta, no Território de Identidade Portal do Sertão, passaram a ter acesso à água tratada, com a entrega de mais um sistema integrado de abastecimento de água realizada pelo governador Rui Costa, nesta sexta-feira (17). O evento de inauguração ocorreu em Santo Estêvão, com a participação do secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (Sihs), Cássio Peixoto”. 

Matérias Relacionadas


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.