27 de fevereiro de 2017

Marcos Mendes critica ‘descaracterização’ da Mudança do Garcia com trios elétricos

Foto: Ramsés Moura/Ag Haack | Bahia Notícias
Por Francis Juliano / Jamile Amine

Integrante do diretório estadual do Psol na Bahia, Marcos Mendes criticou o que considera uma “descaracterização completa” da Mudança do Garcia. Presente no desfile no circuito Riachão nesta segunda-feira (27), Mendes disse que os trios elétricos não combinam com as ruas estreitas, onde as pessoas se manifestam. “Antigamente eram os animais, e eu acho foi interessante, né, proibir os animais por causa dos maus tratos, mas deveria ter as fanfarras, deveria ter as pessoas se manifestando, se contraponto a tudo que está ai nesse governo de golpistas”, acrescenta o socialista. 

Questionado a respeito da perda de força da Mudança do Garcia, ele discorda. “Ela continua como crítica. Eu tenho visto ai várias manifestações em defesa de nossas lutas sociais ao longo do tempo.  Eu acho que não perdeu não [a força], eu acho que continua, agora eu acho que está se caracterizando e a gente precisa lutar para a caracterização”, afirma. 

Marcos Mendes diz ainda que os gestores precisam repensar o modelo atual do tradicional desfile. “Eu acho que tem que ter o circuito normal dos trios elétricos, mas eu acho que tem que ter carnaval de rua. Você vê que Rio e São Paulo tá crescendo com isso, Olinda também. Aqui a gente tá perdendo isso, e eu acho que esse circuito aqui não cabe trios elétricos, não cabe nada elétrico, acho que tem que ser algumas fanfarras, no máximo, e a população se manifestando”, avalia, criticando ainda o monopólio das cervejarias nos circuitos do carnaval. “Você quer tomar a cerveja de sua preferência e você não tem direito. Você tem a Itaipava ou a Skol, isso é um absurdo”, diz Mendes. “Na próxima [edição] a gente vai ter que entrar com uma liminar antecipada, porque é um absurdo a gente não ter mais o direito. Isso está sendo dominado pelos grandes grupos econômicos. O carnaval está perdendo sua identidade. A Mudança do Garcia está perdendo sua identidade”, conclui o socialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.