3 de outubro de 2016

O tostão vence o milhão: Aldinho prefeito

Com apenas 161 votos de frente, Aldinho vence nos braços do povo
As pesquisas do candidato já indicavam vitória histórica, mas poucos achavam que a diferença ia ser pequena. O candidato da situação, Franklin Leite, ainda esteve na frente da contagem para quem acompanhava pelos portais da internet. Mas sofreu a virada já esperada assim que às urnas das regiões mais favoráveis a Aldinho foram computadas.

Com a vitória, Serra Preta elege pela segunda vez um candidato da oposição na Era Moaciana. Desde 1982, que a política de Serra Preta vem sendo orquestrada por Moacyr Cerqueira. Apenas em 2001, Benedito Gonçalves conseguiu dá uma trégua na hegemonia da verdadeira dinastia de Moacyr Cerqueira.

Curiosidade a parte, A Era Moaciana iniciou com a derrota do grupo de Dozinho em 1982. Foi uma vitória difícil, com menos de 100 votos, mas o suficiente para liquidar Dozinho como condutor de grupo político. Dozinho até tentou recuperar seu poder em 1988, mas foi derrotado novamente. Em 1996 amargou a terceira colocação numa eleição de seis candidatos a prefeito.
Dozinho participou ativamente da campanha de Aldinho
Depois de 34 anos, Aldinho, que é filho de Dozinho, conquista o poder numa eleição disputada voto a voto, apenas 161 votos de frente. Aldinho era apenas um garotinho de 10 anos na época, mal podia saber que tinha uma missão futura de recuperar o tempo perdido em papéis e resultados invertidos. A história lhe deu uma chance. Aldinho tem tudo para se tornar a nova liderança de Serra Preta.

A Era Moaciana parece ter chegado ao fim desde seu falecimento em 2013. O prefeito atual, Adeil Figueredo, não soube conduzir o processo político para fazer seu sucessor. Antonio Carneiro, que foi prefeito por duas vezes, está inelegível e teve que apelar para uma candidatura experimental do seu filho Franklin Leite.

Além da crise política, o ‘espólio político’ da Era Moaciana não elevou o IDH do município e abandonou a infraestrutura básica. Manteve parte do eleitorado, bancando líderes regionais e centralizando o poder político.

QUEM É ALDINHO POLITICAMENTE?

Em todas as conversas, Aldinho se demonstrou com vontande de realizar as mudanças
Rogerio Serafim Vieira de Sousa, conhecido como Aldinho, não começou na política hoje. É um político experiente, que teve sua formação ideológica no 'carlismo'. Quando candidato a vereador pela primeira vez (eleição de 1996), utilizou o slogan “O vereador de ACM”. Elegeu-se com menos de 200 votos, mas teve um mandato reconhecido pela oposição tradicional - o prefeito era Antonio Carneiro - se reelegeu como o vereador mais votado e passou a ser governista com a vitória de Benedito para o poder executivo em 2001.

Com o fim do mandato, não desejou disputar a vereança, mas tentou eleger a sua irmã, professora Lídice - embora conquistasse uma boa votação, não logrou sucesso. Aldinho retornou como candidato a vice-prefeito na chapa com Zelito Leite, mas não conseguiram vencer Antonio Carneiro em 2005.

Em 2008, participou de uma frente eleitoral que elegeu Adeil Figueredo, derrotando Vando (irmão de Adeil) e Angélica (esposa de Zelito). Não teve papel relevante na gestão de Adeil e retornou a oposição histórica.

Em 2012, apoiou incondicionalmente Angélica para prefeita. A oposição teve mais uma derrota para Adeil Figueredo, conquistando a reeleição. As sucessivas derrotas eleitorais esfriaram a oposição. Aldinho se dizia conduzir sua vida apenas para atividades profissionais.

Este ano, uma ampla frente eleitoral se consolidou em torno de Aldinho, que retornara ao cenário como a esperança de vitória da oposição. “Eu apenas emprestei meu nome a vocês. A vitória é do povo de Serra Preta”, disse em seu primeiro discurso após confirmação oficial do resultado.

AS FORÇAS POLÍTICAS

Sérgio Moreira sai fortalecido das eleições municipais
Nunca foi fácil governar com uma minoria, nem com uma ampla maioria. Os extremos na política exigem muita habilidade da liderança. Porém, se conquistar o equilíbrio, forma geração de poder. Aldinho foi eleito por três grandes frentes política: o grupo de Benedito, o grupo de Zelito/Angélica e uma frente de Esquerda.

O grupo do ex-prefeito Benedito manteve a reeleição de seu filho, Mário Gonçalves e parcela de lideranças regionais. O grupo de Zelito/Angélica não elegeu vereador, mas continua com forte influência no Bravo, principal colégio eleitoral do município. A chamada frente de Esquerda se tornou o grupo de apoio mais forte da coalizão. Elegeu o vereador mais votado nesta eleição, Sérgio Moreira (PT), e ainda garantiu os dois primeiros suplentes. Caso Sérgio Moreira (PT) e Magno Sousa (PTC) (representa um seguimento religioso) venham a ser secretários municipais, o PT passa a contar com dois vereadores na Câmara, Eliúde e Simão, ambos do PT.

DESAFIOS ADMINISTRATIVOS

Questões ambientais serão discutidas no novo governo
Aldinho se elegeu como a esperança política e também administrativa. Tem a missão de resolver gargalos históricos, como infraestrutura e melhorar a condição de vida do povo.
O grande desafio será conseguir recursos para além do orçamento municipal. Serra Preta é um município pobre, mas com necessidades básicas acumuladas desde o século passado. A folha de pagamento de pessoal está inchada, mas os servidores efetivos cobram melhorias salariais há bom tempo.

A população exige uma rede hospitalar moderna e eficiente. No setor de Educação, precisa-se de reforma estrutural e metodológica.  Lazer e acesso a tecnologia são necessidades já conquistadas por alguns municípios, mas Serra Preta custa a ignorar.

Não se pode esquecer, que Serra Preta está no coração do semiárido baiano e a luta por água é constante. A rede da Embasa precisa ser ampliada. O último grande açude construído foi na gestão de Zelito Leite em 1990 e o município tem um déficit de poço artesiano considerável.

Outro desafio não menos importante é a crise ambiental que Serra Preta atravessa. As reservas florestais desaparecendo, as nascentes de riacho secando e o avanço do processo de desertificação na parte norte do município. Não há reconhecimento da tragédia do Rio das Pedras, suas margens totalmente descobertas, poluição de parte do Rio Paratigi e a morte, como nascente, do Tanque dos Milagres em Serra Preta.

FESTA
Os voluntariados fizeram a diferença na campanha
Enquanto o novo governo ainda não se formou, seus eleitores comemoram como se não houvesse amanhã. E é preciso comemorar mesmo! Não foi fácil derrubar uma oligarquia. Porém, o sepultamento de velho modelo dependerá de novas práticas políticas  e administrativas.

Aldinho tem capacidade para tal missão e sempre se demonstrou com vontade de fazer. Ele precisará do apoio de seus eleitores e compreensão do restante da população. A aposta na verdadeira mudança dependerá do conjunto da população. Acredita-se que o desenvolvimento do município é o núcleo comum de todos, independente de partido. A sorte está lançada!

QUADRO POLÍTICO


GESTÃO
PREFEITO
VICE
1982 a 1988
Moacyr Cerqueira
Zelito Leite
1989 a 1992
Zelito Leite
Fidélis Araújo
1993 a 1996
Moacyr Cerqueira
Adeil         
1997 a 2000
Antonio Carneiro
Antonio Alves
*2001 a 2004
Benedito Gonçalves
Angélica
2005 a 2008
Antonio Carneiro
Moacyr 
2009 a 2012
Adeil Figueredo
Dozinho
2013 a 2016
 Adeil Figueredo
Moacyr 
                                           *único mandato eleito fora da Era Moaciana

Matéria Relacionada
Aldinho faz o último comício no Ponto de Serra Preta
ENTREVISTA: Zelito apoia Aldinho
O maior comício da história de Serra Preta
Eleição pode ser determinante para a cidade de Serra Preta

Assista ao vídeo dos momentos finais


Um comentário:

  1. Ronildes Oliveira03 outubro, 2016

    Ansiamos por dias melhores para nossa cidade que caminha sozinha há algum tempo. Quando elegemos um gesto queremos ter com ele uma relação de parceria, onde o resultado seja o crescimento do município. Vemos em Aldinho alguém que possa colaborar no processo do desenvolvimento do município. Os vereadores também precisam colaborar votando em projetos que contribuam com o plano de governo de Aldinho. Esperamos viver dias melhores. Boa sorte Aldinho!

    ResponderExcluir

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.