5 de junho de 2016

Em Serra Preta, muitos trabalhadores rurais sofrem para produzir

Sem terra, moradores utilizam as margens da BA para plantar. Foto: Arquivo do Blog
O inverno está chegando e o trabalhador da zona rural, de parte do Semiárido, começa a preparar a terra para a plantação. Em Serra Preta, muitos trabalhadores utilizam as margens da BA 52, conhecida ironicamente como Estrada do Feijão, para plantar.

Em condições difíceis, os trabalhadores arriscam suas vidas para investir na agricultura. O ex-prefeito Zelito Leite produziu um vídeo próprio, que relata parte das dificuldades que os trabalhadores de Serra Preta vivem. No vídeo, os trabalhadores cobram o acesso a terra e mais incentivo do governo para a agricultura familiar.

Serra Preta é um município onde o latifúndio prevalece. Sem terra, os jovens partem para os povoados e outras cidades como Feira de Santana e Salvador. A principal renda no campo se tornou a aposentadoria rural de um salário mínimo. Mesmo assim, o campo continua esvaziando aceleradamente. Não só a pobreza expulsa o trabalhador, mas a violência generalizada. Morar na Zona Rural de Serra Preta é correr risco de morte e ter sem bens saqueados.  

Matéria Relacionada


Assista ao vídeo



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.