24 de março de 2016

UFBA lamenta falecimento da professora Clarissa Braga


Em clima de consternação, a Universidade Federal da Bahia lamenta profundamente o falecimento da professora do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC/UFBA), Clarissa Bittencourt de Pinho Braga, cujo velório acontece nesta quarta-feira (23/03), no cemitério Jardim da Saudade (Brotas) e a cerimônia de cremação será realizada às 15h30.
A professora Clarissa se dedicou plenamente ao IHAC, tendo construído uma relação singular com estudantes, servidores e professores. Sua passagem representa uma perda de grande magnitude, pois além de atuar na graduação, a docente também integrava o Programa Multidisciplinar em Cultura e Sociedade, era coordenadora do GT Cultura e Infância e do Projeto de Extensão “Canto do Conto”, que apresentava narrativas dos territórios de identidade da Bahia para as crianças, através da contação de histórias - pois Clarissa tinha como principal foco de interesse as Culturas da Infância. 
A comunidade universitária e, principalmente, o Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos – IHAC/UFBA, expressam sinceras condolências e solidariedade aos familiares, estudantes, colegas e amigos de Clarissa. 
Trajetória
Clarissa Braga era jornalista com doutorado em Educação (2006) e mestrado em Comunicação e Culturas Contemporâneas (1999), ambos pela Universidade Federal da Bahia, além de especialização em Educação a Distância pela UnB (2000).  Foi pesquisadora plena do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura da Universidade Federal da Bahia (CULT-UFBA), exerceu a coordenação do Centro entre os anos de 2013 e 2014 e desenvolveu a pesquisa “Narrativas da Chapada Diamantina”.
Foi coordenadora da TV UNIFACS durante cinco anos.  Autora do programa infantil Turma da Árvore e co-autora do SISAC - Sistema de Acompanhamento Compartilhado (ferramenta de gerenciamento para acompanhamento individualizado dos alunos inscritos nos cursos da modalidade a distância). Em 2006, ganhou o Prêmio Anísio Teixeira, na área Educação, concedido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - FAPESB, pela orientação da monografia “Mitos de uma Bahia fria”.  Em 2012, foi membro da comissão de implantação da Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB. Ganhou dois Prêmios de Literatura Infantil (2014) com os livros: “O canto mais lindo que já se ouviu” e "Amigos de repente", através da SEC-SECULT-BA.
Assista a uma reportagem da TV UFBA sobre a Professora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.