16 de março de 2016

Lula aceita convite de Dilma e será ministro da Casa Civil

Mesmo reticente, Lula acabou aceitando convite de Dilma - Foto: Ricardo Moraes | Agência Reuters
Mesmo reticente, Lula acabou aceitando convite de Dilma
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aceitou o convite da presidente Dilma Rousseff para assumir um ministério. O acordo foi fechado em reunião nesta quarta-feira, 16, no Palácio da Alvorada, em Brasília.
Lula vai assumir a Casa Civil no lugar de Jaques Wagner, que também participou do encontro junto com o ministro da Fazenda Nelson Barbosa. O ex-governador da Bahia será chefe de gabinete de Dilma. 
A informação foi dada pelo líder do PT na Câmara, Afonso Florence (BA), e pelo líder do governo na mesma Casa, José Guimarães (PT-CE).
Já tinha sido divulgada a intenção de Dilma de oferecer um ministério para Lula. Mas as primeiras informações eram de que ele não queria aceitar. Contudo, o ex-presidente foi convencido a assumir um cargo no governo da petista.
A medida tem o objetivo de fornecer foro privilegiado a Lula, que é investigado pela Operação Lava Jato. Com isso, o juiz Sergio Moro, responsável pela ação, não poderia julgar o pedido de prisão preventiva que corre na Justiça contra o ex-presidente.
Contudo, aliados de Lula falavam que ele temia que a decisão fosse interpretada como se ele fosse culpado. Além disso, o petista temia a situação da família dele, que também é investigada na ação.
Mas Lula acabou aceitando o convite com a intenção de ajudar Dilma na relação política. Para isso, ele pediu que fosse nomeado um time no governo junto com ele. Ele argumenta que sua chegada ao governo não terá validade se não tiver uma equipe que demonstre mudanças.
Um dos nomes defendidos pelo ex-presidente é de Celso Amorim para Relações Exteriores.
Também é possível a saída de Alozio Mercadante da pasta da Educação. Ele foi apontado na delação premiada do senador Delcídio do Amaral (ex-PT). Petistas falam no nome de Ciro Gomes para ocupar o cargo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.