24 de março de 2016

Esgoto sem tratamento é despejado no mar do Rio Vermelho

Mancha apareceu após acidente com ônibus que danificou a estação de tratamento da Embasa - Foto: Adilton Venegeroles | Ag. A TARDE
Mancha apareceu após acidente com ônibus que danificou a estação de tratamento da Embasa
Uma grande mancha escura foi registrada no mar do Rio Vermelho, em Salvador, no início da tarde desta quinta-feira, 24, véspera do feriadão da Semana Santa. O incidente foi causado por resíduos de esgoto, depois de um ônibus colidir num poste, na noite de quarta, 23, na avenida Vasco da Gama, e atingir a linha de transmissão de energia elétrica da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), que alimenta a estação de condicionamento prévio de esgoto da Lucaia.
O vazamento está causando desastre ambiental, já que a estação de tratamento parou de funcionar e, com isso, está lançando esgoto in natura na praia de Santana, pelo rio Lucaia. O despejo acontece próximo ao palco onde está sendo encenada a Paixão de Cristo, na praça Caramuru. 
Mancha foi registrada na praia de Ondina
(Foto: Biaggio Talento | Ag. A TARDE)
A Colônia de Pescadores do Rio Vermelho informou para a reportagem de A TARDE que a mancha se estende a cerca de 300 metros no mar e, que além do mau cheiro, causa transtorno para a saída e a chegada dos barcos à praia.
Técnicos do Instituto Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) estiveram no local para fazer a coleta de amostras para análise. A mancha vai até a praia de Ondina.
Por meio de nota, a Embasa informou que a Coelba e os técnicos da Embasa trabalham para consertar a linha de transmissão da empresa de saneamento e a previsão é que o serviço seja concluído ainda nesta quinta.
"Até o restabelecimento da distribuição de energia na estação de tratamento, a Embasa recomenda que as pessoas evitem o contato com o mar na área da foz do rio Lucaia", diz o comunicado.
Acidente
Ônibus bateu em poste na noite de quarta-feira, 23
(Foto: Adilton Venegeroles | Ag. A TARDE)
No acidente, cerca de 30 pessoas ficaram feridas, incluindo o motorista do coletivo, Jenilton Souza Santos, que teve parte de uma das pernas amputadas. Ele segue internado na UTI do Hospital Geral do Estado (HGE), assim como outras duas pessoas, Michele Monteiro e Lígia Pereira, informou o posto policial do hospital. Doze pessoas que deram entrada na unidade já foram liberadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.