18 de janeiro de 2016

Em vídeo, moradores explicam a origem do loteamente Galdinho

As dificuldades no campo provocaram o êxodo rural
Imagens: Youtube
O loteamento cresceu, mas os investimentos públicos não chegaram.
Imagens: Youtube
Os irmãos Sena exibiram, através da rede social, uma pequena produção de vídeo que tentam resgatar a origem do loteamento Galdino no distrito de Bravo, 170 km de Salvador.  O vídeo aborda depoimento de moradores locais sobre a construção do loteamento.

O loteamento foi povoado gradativamente na década de 90 e cresceu nos anos 2000. O Galdino é um ‘bairro’ popular formado, principalmente, de moradores da zona rural, que buscaram em Bravo melhores condições de vida. “Eu tinha uma despesa maior e a renda de lá não tava dando pra cobrir”, declara Neo do Pintado.

Os Galdinos, como é popularmente conhecido o ‘bairro’, cresceu sem planejamento urbano. Hoje, sofre com a falta de estrutura básica. Diversas ruas não têm pavimentação, nem rede de esgoto. Final de 2015, populares ocuparam um terreno público, que segundo informações extraoficiais, seria destinado a uma praça. Os moradores também sofrem com a sensação de insegurança, pois, em fevereiro do ano passado, um menor de 17 anos, foi assassinado a tiros durante a noite. Com todas as dificuldades, moradores não escondem o orgulho de morar e contribuir com o desenvolvimento do loteamento Galdino.

Assista ao vídeo produzido por Alexsandro Sena, geógrafo, e Ricardo Sena, produtor de vídeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.