7 de maio de 2015

Professor de Direito rejeita uso indevido de vaga de idoso, condena shopping e diz que “vai lutar pelo contribuinte”

Henrique
“Quem nunca errou que atire a primeira pedra”. É com citação bíblica do evangelho de João (8;7) que o professor de Direito Henrique Quintanilha se refere ao fato de ter sido multado por estacionar em uma vaga de idoso dentro do estacionamento de um shopping de Salvador. Quintanilha, de 32 anos, virou aquele que todos amam odiar nas redes sociais, depois de aparecer em um video deste blog. Na filmagem, durante uma ação de agentes da Transalvador, os carros dele e de outros dois motoristas são multados por não terem credencial para estacionamento em vaga exclusiva. Quintanilha, ainda vestido com a roupa que usou na academia, tenta convencer os servidores de que a operação não é legal.
O bacharel em Direito aceitou gravar com a condição de a entrevista ser exibida na íntegra, sem cortes e sem edição.
Ele diz que, após a repercussão do vídeo, vai entrar com uma representação no Ministério Público por considerar inconstitucional a autuação por agentes públicos dentro do espaço privado. “Não há competência legal do município de Salvador para fiscalizar estacionamento da casa de ninguém, nem de condomínio, nem de posto de gasolina, nem de shopping center. Quem tem que gastar com isso é o shopping”. Para o professor, estacionamento privado não é trânsito, logo o Código de Transito Brasileiro não poderia ser aplicado e a autarquia municipal não poderia autuar. “É o que acontecia na Idade Média. Faltava dinheiro no cofre para fazer uma festa no palácio, invadia a casa das pessoas e pegava o dinheiro das pessoas dizendo isso aqui é tributo”
Depois da difusão do vídeo, ele diz que é reconhecido nas ruas e no shopping e que ganhou estímulo para “fazer o que sempre fez: defender os interesses da coletividade.” O professor de Direito reconhece que errou ao estacionar indevidamente, mas diz que o fez porque o carro foi danificado anteriormente no shopping e ele não teve nenhuma resposta. Daquela vez, preferiu estacionar perto da entrada da academia.
Sobre dezenas de milhares de críticas e acusações recebidas na internet (três dias depois, o vídeo contava com mais de 35 mil visualizações), ele diz que ficou tranquilo. “As pessoas que me difamaram praticaram um crime, eu poderia processar elas mediante um mero print screen do facebook. Parar numa vaga de idoso, uma vez, é muito menos gravoso do que difamar publicamente as pessoas que não se conhece”.
Assista ao vídeo abaixo e veja se ele tem ou não o whatsapp do prefeito de Salvador, conforme mencionara aos agentes do órgão de trânsito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.