2 de maio de 2015

Capela franciscana de 1811 será restaurada em Xique-Xique

Capela franciscana de 1811 será restaurada em Xique-Xique


A capela de Senhora Santana do Miradouro, em Xique-Xique, município do Vale do São Francisco, será amplamente restaurada. Um convênio entre a prefeitura municipal, a Diocese local, a comunidade e o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) fará a restauração do forro, do púlpito e de bens integrados. A capela construída em 1811 é tombada pelo Estado como patrimônio cultural baiano desde 2013. 

Neste domingo (3), uma equipe técnica deve realizar vistoria na capela para verificar a atual situação e dar início à programação dos trabalho, de acordo com o diretor do Ipac, João Carlos. A igreja franciscana com estilo barroco costuma atrair fieis de variadas regiões da Bahia.

Informações: Valter Vieira

Água mole, cabeça dura

Igreja do Bom Conselho, uma das obras mais antigas da cidade
Lendo a matéria acima, no site do amigo e conterrâneo Valter Vieira, volto a lembrar do valor histórico da cidade de Serra Preta que continua abandonada pelas autoridades. Serra Preta é de 1722 (ler matéria) e ainda não é tombada pelos órgãos competentes. Quando converso em Salvador sobre a situação da cidade, percebo que muitos não conhecem tamanha realidade. Perguntam-se a distância para a Capital e afirmo que é de apenas 147 km.  - Não acredito... Respondem!

Repito insistentemente, que a Prefeitura, a Câmara Municipal, o Ministério Público, as Escolas do município precisam proteger esta riqueza, desde a conservação física a divulgação de sua história. Além disso, é um mercado histórico-cultural ainda não explorado, que pode desenvolver emprego e renda para os moradores locais.

Há 20 anos que grito e escrevo sobre este tema. Espero ainda ver a cidade toda restaurada, com opções culturais, musicais e artísticas, mesmo que muitos briguem futuramente querendo ser o ‘pai da criança’. 

2 comentários:

  1. zelito leite04 maio, 2015

    Parabéns professor Mário por insistir, cobrar e denunciar as mazelas contra nossa bela, cantada e abandonada Sede de Serra Preta, fonte de uma beleza natural e exuberante que constantemente vem sendo destruida como no caso do tradicional "Barracão" que já serviu de rancho para tropeiros que vinham do sertão para Feira de Santana e Cachoeira alem da arquitetura de suas casas.

    ResponderExcluir
  2. professor Mario eu não entendo como um terra como Serra Preta tem uma pessoa de qualidade como voçe e é governada por péssimos representantes, acho que o povo tem o que merece

    ResponderExcluir

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.