10 de abril de 2015

Volume de água do Rio Paratigí chama a atenção dos moradores do distrito de Bravo



Cheia espetacular do Rio Paratigi, nas proximidades do Distrito do Bravo, município de Serra Preta-BA. Nunca tinha visto uma cheia dessa neste rio. Esta enchente foi provocada pelas chuvas que caíram na madrugada de hoje 08 de abril. Imagens de hoje pela manhã, às 08:00 horas. É a natureza mostrando sua força. O ser humano que se cuide. Imagens: Márcio Pimentel.
Posted by Marcio Pimentel on Quarta, 8 de abril de 2015

O grande volume de água que o rio Paratigí recebeu das últimas chuvas tem provocado comentários nas redes sociais dos moradores do Bravo, distrito de Serra Preta. O Rio Paratigí é intermitente e passa boa parte do ano praticamente seco.

Ao lado do Rio Jacuípe e do Rio do Peixe, o Paratigí é um dos mais importantes rios de Serra Preta. É um rio típico do semiárido, necessário para o equilíbrio da caatinga, porém, sua água é salobra. Estratégico, o Paratigí serve de divisa entre Serra Preta e o município de Ipirá.

Em períodos de chuvas, o rio torna-se atração turística para os moradores de Bravo, distante a 5 km. É um verdadeiro balneário. É no rio Paratigí que se encontra o famoso “poço preto”, que já serviu de cenário para as produções de vídeo do cineasta Ricardo Sena. Porém, esta semana, os moradores foram surpreendidos com o volume exagerado de água do abandonado Paratigí.

Para os moradores, é o maior volume histórico de água já visto no Paratigí. Todos que assistem as imagens se surpreendem com a quantidade e força da água num rio acostumado com a seca e com o desmatamento de seu leito. Ao postar o vídeo das águas do rio em sua rede social, Marcio Pimentel afirma que “nunca tinha visto uma cheia dessa neste rio. Esta enchente foi provocada pelas chuvas que caíram na madrugada de 08 de abril”.  Dezenas de comentários seguem raciocínio similar e muitos surpresos com o fenômeno.

Assista ao vídeo de Ricardo Sena, gravado nas margens do Rio Paratigí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.