10 de abril de 2015

Crise no hospital municipal de Serra Preta

Hospital de Serra Preta fica 2h sem energia elétrica
No escuro e sem lençol, Matos denuncia atendimento sofrido pela sua mãe.
O morador do distrito de Bravo, Alexsandro Matos, que também é membro do Corpo de Bombeiro de Feira de Santana, relatou na sua página de facebook momentos de desespero que passou no Hospital municipal de Serra Preta, 170 km de Salvador. Matos buscou atendimento médico no Hospital do município para a sua mãe, mas sentiu na pele o descaso que vive o único hospital de Serra Preta, localizado no distrito de Bravo.

Não é de hoje que as pessoas sofrem com a saúde pública de Serra Preta. Anos anteriores, o próprio bombeiro Alexsandro Matos já tinha exposto fotografias de moradores, que viravam a noite na fila, em plena praça, em busca de uma simples consulta médica. “A minha família se juntou a várias outras que sofrem com a falta de estrutura do hospital Santo Antônio em Bravo”, revelou Matos.  

A fragilidade das políticas públicas para o setor de saúde em Serra Preta é tão gritante, que alguns políticos utilizam este direito fundamental como moeda de troca eleitoral, principalmente próximo das eleições. São profissionais na arte de conquistas votos, encaminhando eleitores e familiares para outros hospitais da região. Há políticos eleitos que conquistaram e se mantém nesta posição “traficando doentes” - expressão utilizada por alguns moradores - e militando em velórios.

Desta vez, infelizmente, foi Alexsandro Matos que experimentou o cotidiano sombrio do abandono da saúde. Matos relata, que além de falta de estrutura, “a equipe de plantão do hospital enfrentou dificuldades para realização de procedimentos médicos” por falta de energia elétrica. Segundo Matos, a Coelba deixou de fornecer por duas horas energia elétrica ao hospital. Sem contar com um gerador no hospital, os procedimentos médicos foram realizados a luz de vela e com ajuda da luz do aparelho celular.

Para aumentar o desespero, Alexsandro Matos informa que não conseguiu um simples lençol para agasalhar sua mãe. Mesmo depois de restabelecido o fornecimento de energia elétrica, foi informado por uma auxiliar de enfermagem, de “não ter unidades disponíveis” no hospital. O secretário de Saúde do município, nem o prefeito comentaram o fato, mas o vereador Magno Souza postou, em sua página no facebook, que já sinalizou para a administração a compra de um gerador em 2013 e se diz “triste” ao ler matéria deste tipo. “Vou protocolar sua matéria à minha Representação, se me permite”, escreveu o vereador em solidariedade a bombeiro Alexsandro Matos.

Fotos: Facebook de Alexsandro Matos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.