As atividades administrativas que funcionam no prédio estão suspensas
Foto: Leitor via Whatsapp |
Os estudantes da Universidade Federal da Bahia (Ufba) ocuparam a Reitoria, que fica na Rua Padre Feijó, no Canela. O protesto começou no início da semana depois de uma residência ficar alagada e nesta sexta-feira (19) o local foi interditado pelos estudantes. Segundo a assessoria da universidade, as atividades administrativas que funcionam no prédio estão suspensas.
Os estudantes reclamam contra as condições do Restaurante Universitário (RU), no campus de Ondina, e da Residência do Corredor da Vitória (R1) — onde 6 dos 23 quartos ficaram alagados após a chuva da última segunda (15). Um grupo de moradores da R1 ocupou a Reitoria exigindo a reforma do espaço, que abriga 48 alunos.
Ainda de acordo com a assessoria da Ufba, outras reivindicações foram inseridas pelos estudantes nas pautas e encaminhadas para a Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil (Proae). As reuniões e negociações com os alunos estão sendo lideradas pela pró-reitora Cássia Virginia Bastos. Ainda não há previsão de quando o protesto será finalizado.
Situação da residência
A Ufba confirmou que o telhado da R1 apresentava falhas e as calhas estavam entupidas, por isso, o alagamento dos quartos. Ainda segundo a assessoria, 15 técnicos trabalharam no local para resolver a situação.
“Houve um problema no telhado por conta da chuva, mas já foi solucionado e os residentes informados que podem retornar”, disse a pró-reitora. Os estudantes, no entanto, dormiram na Reitoria.
Na terça-feira (16), um grupo de alunos distribuiu 14 kg de yakisoba, em frente ao RU, em protesto contra a má qualidade da comida servida no restaurante.
O local passa por reformas desde outubro, quando a Vigilância Sanitária interditou a cozinha.A universidade estima que a reforma seja concluída em duas semanas. Cássia disse que a universidade reconhece os problemas, mas lembrou que, no momento, o restaurante funciona em uma situação atípica.
A comida servida é preparada por uma empresa terceirizada, a Chalé Refeições Ltda, e transportada em contêineres até o RU.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.