7 de dezembro de 2014

Dono de piscina com suástica é professor de história que batizou filho de Adolf

foto divulgação: Polícia Civil
A foto de uma suástica em uma piscina em Santa Catarina causou polêmica. A foto foi feita por um helicóptero da Polícia Civil durante uma ação na divisa entre Rio dos Cedros e Pomerode. Segundo o R7, o dono da casa é um professor de história que admira a "filosofia" do nazismo e chegou a batizar o filho de Adolf. A piscina com a suástica está no local há mais de 30 anos.
O professor Wandercy Antonio Pugliese já teve problemas com a Justiça por conta de sua fascinação. Em 1994, ele teve vários materiais ligados ao nazismo apreendidos - revistas, livros, uma camisa com a imagem de Hitler, objetos com a suástica e outros. Na época, ele disse que admirava a ideologia nazista, mas negou fazer apologia e disse que o material era para uma coleção pessoal para estudo. Ele chegou a ser denunciado por racismo, mas a ação penal foi arquivada - a acusação só passou a ser considerada crime em 1997.
Na Justiça, a professor continuou tentando reaver sua coleção, mas em 2001 a Justiça negou o pedido. No recurso, ele disse que o material não foi usado para divulgar ideais nazistas.
A Polícia Civil não pretende investigar o caso. Para o delegado Luiz Gross, como a imagem está dentro da piscina na residência, não houve divulgação, que é o que caracterizaria crime. Segundo a lei, é crime, punido com pena de dois a cinco anos de reclusão, "fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo".
Wandercy é professor de um cursinho no Vale do Itajaí e nunca pregou ideologia nazista na sala, segundo alunos ouvidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.