14 de dezembro de 2014

15 de dezembro é dia da Capina do Monte em Serra Preta

Foto: Facebook - comunidade Serra Preta
Segunda-feira (15), a cidade de Serra Preta realiza mais uma Capina do Monte. É um dos festejos mais importante para a Bahia. A festa é centenária, porém, ninguém no município sabe precisar a data inicial do evento. 

A cidade de Serra Preta foi emancipada em 19 de dezembro de 1953 do município de Ipirá, mas o núcleo urbano é datado de agosto de 1722 (embora muitos defendem que bem antes já existia o povoado. A data citada foi quando inaugurou a construção da capela do Bom Conselho). 

Polêmicas importantes e dignas de pesquisa, mas tudo isso evidencia a importância histórica que a cidade de Serra Preta tem para a Bahia. Infelizmente, essa riqueza é totalmente ignorada pelos poderes locais e também pelos órgãos estaduais competentes. Através do blog, estamos insistindo no Tombamento da cidade há anos, desde que o Poder Público Municipal começou a destruir a originalidade da cidade. Além de não haver Leis Municipais e ações públicas para conscientizar a população e inibir a destruição do patrimônio histórico, o próprio município, através de gestores, é quem é um dos 'vilões'. 

O evento da Capina do Monte ainda resiste. Cada ano menos, é verdade, mas aos poucos a população vem resgatando e cobrando do poder público investimento para a manutenção do evento. Ano passado, foi possível participar e presenciei a vontade do povo em manter a tradição. Muitos capinaram o Monte com devoção. Fogos e samba de roda são características do evento, que a partir das 15h a presença do público já era dispersa. 

Até agora, nenhuma notícia da programação, nem anúncio publicitário na grande mídia. Certamente repetirá a lógica dos anos decadentes, mas estamos torcendo para que a população local compareça em massa e cobre das autoridades os investimentos necessários que a Capina do Monte merece!

PROGRAMAÇÃO DIVULGADA PELA COMUNIDADE "SERRA PRETA"

Às 5h Alvorada
Às 7h início da capina
Às 11:30h Ladainha de Nossa Senhora na Capela do Monte
Participação:Banda Santa Cruz e Grupo de Samba Serra Preta.

Edição Passada - Vale a pena ler



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.