3 de outubro de 2014

O GRITO DOS INOCENTES. Assassinato de jovem revolta população

Jovens protestam em frente da delegacia de Serra Preta
População inconformada com o assassinato da jovem Paloma Barreto
O assassinato da jovem Paloma Barreto, 13 anos, no Distrito de Bravo, município de Serra Preta, 140 km de Salvador, desencadeou uma série de manifestações e revoltas. Centenas de moradores, principalmente jovens do Bravo inconformados com a brutalidade, postaram mensagens solidárias nas redes sociais, fizeram passeatas e fecharam a BA 52 cobrando justiça.


Em marcha pelas ruas do Bravo, jovens se concentraram na frente da delegacia de polícia exigindo providências. Pela manhã de ontem, a BA 52 (Estrada do Feijão) passou um bom período interditada pelo protesto. Sem dúvida, esta revolta espontânea é um marco no município de Serra Preta, contrário a violência galopante. Os jovens, que protestam, identificaram no assassinato covarde de Paloma a insegurança e a ameaça cotidiana que estão submetidos.


Paloma Barreto recebeu um tiro na boca. Suportou a dor até falecer no hospital da criança em Feira de Santana. Não foi latrocínio, nem a arma que disparou. Foi um homicídio, que segundo relatos, provocado por um menor. O tiro que silenciou a linda Paloma, explodiu o grito dos jovens e amigos, que agora lutam por justiça, num município que não há políticas públicas para a juventude, lazer, educação de qualidade, oportunidades diversas, etc. Segundo Alex Matos, a comarca está sem Juiz e são poucos os policias para atender a demanda de dezenas de povoados que Serra Preta possui. Diversos homicídios ocorreram no município e não foram elucidados. Toda esta estrutura atrasada faz crê na impunidade.


Protesto fecha na BA 52
Desde a notícia do grave acontecimento da jovem, os protestos tomaram conta das redes sociais. Fotos de Paloma circulavam a cada minuto. Com a confirmação da morte, o último sentimento era gritar na rua a indignação. No protesto da BA, placas de candidatos foram queimadas. A casa do acusado depredada. O clique do teclado se transformou em cartazes com frases sobre paz e justiça. Hoje, dia 03, será o sepultamento de Paloma Barreto, a tristeza eterna de uma família, o inconformismo dos amigos, o peso da consciência dos responsáveis, e quem sabe, a justiça dos homens.


 Fotos: facebook de moradores de Bravo

Matéria Relacionada
Encontro de jovens termina em tragédia 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.