9 de agosto de 2014

TV UFBA discute os 50 anos do filme 'Deus e o Diabo na Terra do Sol'


Em homenagem aos 50 anos do filme “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, dirigido pelo cineasta Glauber Rocha, a TV UFBA convidou o Prof. Dr. José Umbelino Brasil (UFBA/FACOM) para destacar o impacto que o filme causou na época, considerando que sua estética e linguagem cinematográfica romperam radicalmente com tudo o que já se tinha visto no Brasil.

Considerado o marco do Cinema Novo, o filme foi gravado no interior da Bahia, no sertão nordestino. Negando os valores industriais, o cinema novo veio para desmistificar toda a produção que até antes de 1964 (ano de lançamento do filme), o Brasil tinha e ainda retratar questões da cultura e sociedade brasileira.

A história se desenrola quando o vaqueiro Manoel (Geraldo Del Rey) se revolta contra a exploração imposta pelo coronel Moraes (Mílton Roda) e o mata numa briga. Ele passa a ser perseguido por jagunços, o que faz com que fuja com sua esposa Rosa (Yoná Magalhães). Manoel decide juntar-se a um grupo religioso liderado por um santo (Sebastião) que lutava contra os grandes latifundiários e em busca do paraíso após a morte. Enquanto isso, os latifundiários contratam Antônio das Mortes para perseguir e matar o grupo.

Informações: TV UFBA
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.