25 de agosto de 2014

Moradores de Serra Preta cobram melhorias no programa 'Água para Todos'

Possidonio Matos aguarda a instalação completa da bomba para utilizar a água

O Programa do Governo Federal Água para Todos vem se tornando água para poucos no município de Serra Preta a 160 Km de Salvador. Andando pela zona rural do município foi possível detectar várias deficiências na instalação das cisternas de polietileno. Muitos moradores ficaram insatisfeitos desde o cadastro entre o convênio CAR e Prefeitura Municipal.  

Já se passam aproximadamente 120 dias da instalação das primeiras unidades em Serra Preta e muitos moradores não podem utilizar a água que cai das chuvas por conta do serviço incompleto da empresa contratada pela CAR através do processo de licitação a H3 Engenharia. Em alguns domicílios faltam a instalação da bomba, outros domicílios a calha muito pequena e já em outros domicílios, a instalação da tubulação e o filtro de água não existem.

As comunidades do Macaco e Mandassaia estão entre as prejudicadas. As cisternas, instaladas há mais de 90 dias, estão sendo utilizadas por moradores sem os acessórios necessários. Mais de dez casas onde passamos existem problemas na instalação do equipamento. É o que relata a Sra. Albertina Matos de 96 anos no vídeo abaixo.

O que diz a CAR

Entramos em contato por telefone com a CAR (Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional) a senhora Ana Luísa do Água Para Todos prometeu tomar as medidas necessárias para a solução do problema junto a empresa H3 Engenharia para solucionar as pendências, bem como a empresa fornecer o primeiro carro pipa com 7 mil litros a todos os populares que foram contemplados pelo programa. 

A funcionária ainda comentou que qualquer pessoa que se sentir prejudicada pode entrar em contato com a CAR através do telefone (71) 3360-3711. Atráves desde telefone pode-se fazer reclamação do não funcionamento do equipamento, bem como denúncias de irregularidades no cadastro.

Versão da Empresa H3 Engenharia

Ainda por telefone falamos com o Sr. Héliton, que se identificou como proprietário da empresa. O mesmo informou que as pendências das instalações já estão sendo vistas pela empresa e depois de todo o serviço concluído a empresa irá colocar água em todos os reservatórios. 

Segundo o empresário, há algumas cisternas que veio com defeito de fábrica, faltando a entrada que liga para a bomba, nestes casos será mais demorado, pois o fabricante precisar enviar técnicos para a solução do problema. A empresa H3 Engenharia deixou também contato para que populares possam descrever a sua reivindicação em encaminhar a direção da empresa através dos telefones (71) 3248-3288/32483645 ou pelo Email: h3@h3engenharia.com.br.

Moradores aguardam ansiosos para a solução do problema e assim armazenar para a estiagem as águas que caem no semiárido.

Site da H3 Engenharia:  http://www.h3engenharia.com.br/

Reportagem produzida por Alexsandro Matos



Matéria Relacionada
Serra Preta: Famílias sem água potável



Um comentário:

  1. zelito leite12 setembro, 2014

    Como explicar uma cisterna de Polietileno com capacidade para 16 mil litros e avaliada no mercado em R$6.000,00, ser entregue sem o devido controle de qualidade, veja o relato do Sr. Héliton proprietário da Empresa que entrega e instala as cisternas: Há algumas cisternas que veio com defeito de fábrica faltando a entrada para ligar a bomba.

    ResponderExcluir

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.