15 de agosto de 2014

Festa da Boa Morte: Confira a programação de uma das mais famosas manifestações culturais da Bahia

Consolidada como um ícone dos festejos populares da Bahia, a Festa da Boa Morte, que acontece de 13 a 17 de agosto de 2014, reúne as irmãs membros de uma das mais tradicionais e famosas confrarias religiosas da Bahia, formada por mulheres negras e descendentes de escravos.

Sua origem foi em Salvador, mas sua vinda para Cachoeira está ligada às senzalas e à luta das mulheres negras contra o regime escravagista, comprando cartas de alforria e oferecendo fuga aos escravos, além de buscar preservar os rituais das religiões de matrizes africanas.
Com a abolição da escravatura, a irmandade aproximou-se da Igreja Católica, fundando a entidade que funciona até hoje. Para celebrar a força dessas mulheres, todos os anos em agosto acontece a Festa da Boa Morte, uma das mais importantes manifestações da cultura afro-brasileira.
A programação que tem datas fixas começa no dia 13 de agosto (quarta-feira) com um cortejo anunciando a morte de Maria e uma missa em memória das irmãs falecidas. Ainda no primeiro dia, as irmãs fazem sentinela na Capela e participam da Ceia Branca, na sede da Irmandade.
No dia 14 (quinta-feira), segundo dia, acontece a Missa de Corpo Presente de Nossa Senhora da Boa Morte. Em seguida acontece a Procissão do Enterro. Neste dia, as irmãs vestem-se de preto, carregam velas e não ostentam joias e outros adereços.
No dia 15 (sexta-feira), terceiro dia celebração, a festa começa com a Alvorada pela manhã. Mais tarde, acontece a missa festiva pela Assunção de Nossa Senhora, seguida da Procissão de Nossa Senhora da Glória. Neste cortejo as irmãs vestem branco, usam joias e adereços vermelhos, indumentárias e trajes considerados um dos mais belos e simbólicos dentre as manifestações religiosas de todo o mundo. Durante a noite baianos e turistas se divertem ao som do autêntico Samba de Roda, no Largo D’Ajuda.
O encerramento acontece nos dias 16 e 17 (sábado e domingo) que não conta com cortejos pelas ruas, no entanto são os mais aguardados por muitos visitantes, pois é quando são servidos o Cozido e o Caruru, respectivamente, banquetes da cozinha afro-baiana preparados pela irmandade e oferecidos gratuitamente a todos na própria sede da Boa Morte, localizada em frente à Capela D’Ajuda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.